ISAVE em Bênção de Fardas: “o enfermeiro pode ser a faísca do amor ao outro”

/
/
ISAVE em Bênção de Fardas: “o enfermeiro pode ser a faísca do amor ao outro”

“O enfermeiro pode ser a faísca deste amor nos lares, nos centros de saúde e nos hospitais” — afirmou esta manhã, dia 17 julho, na Cripta do Sameiro, o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Universitária de Braga.

O padre Eduardo Duque falava na celebração Eucarística que incluiu a bênção das fardas das duas dezenas de finalistas da licenciatura de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), com sede em Amares.

Este dia foi o culminar de um trajeto de vários anos de dedicação, estudo, sacrifício e empenho na frequência de uma Licenciatura de Enfermagem que credibiliza o ISAVE além fronteiras.
O Padre Eduardo Duque saudou a presidente do ISAVE e vários professores presentes, os pais, os avós e os novos enfermeiros, a quem propôs “ir para fora de si próprios para perceber que a vida é mais sublime quando é dada”.

O Coordenador da Pastoral Universitária sublinhou que “os enfermeiros, vós, tendes essa prerrogativa. O enfermeiro tem tudo para poder ser especial para as pessoas. Sois a presença de Deus para o utente. Deus fala através das vossas vidas, das vossas mãos, do vosso tempo e do vosso sorriso”.
Na presença de Jorge Freitas, representante da Região Norte da Ordem dos Enfermeiros, e Mafalda Duarte, presidente do ISAVE, a Diretora da Licenciatura, Lígia Monterroso, saudou os seus novos colegas de profissão, após o primeiro de muitos cânticos entoados pelo Grupo Coral da Ysatuna.
“Vós despertastes para a beleza do amor ao escolher esta profissão, que vos permite dar-se aos que sofrem em momentos dolorosos”.

Lígia Monterroso desafiou os finalistas a serem Anjos da Guarda, a saber ser e estar, sempre sedentos de conhecimento, deixando marcas por onde passem”.

No final, o representante da Ordem dos Enfermeiros, que agradeceu “a todos os que acompanharam as finalistas, pais, familiares, professores, colegas” e lembrou que “o percurso não é fácil nem em linha reta e exige muita persistência, dedicação e cuidados de saúde com qualidade com segurança e dignidade”, entregou a cada novo enfermeiro um kit da Ordem que agora integram.

Outro momento emocionante foi a declamação do Juramento com a vela acesa nas mãos, antes do Ofertório em que os novos enfermeiros colocaram no altar os símbolos do curso.

A alegria da da bênção das fardas de enfermagem e a saudade da despedida do ISAVE marcaram esta jornada de sucesso para esta Escola Superior de Saúde.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Loading...