Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Fisioterapia Músculo-Esquelética

/
/
/
Fisioterapia Músculo-Esquelética
A Pós-Graduação em Fisioterapia Músculo-Esquelética pretende o desenvolvimento do raciocínio clínico entre a estrutura anatómica, mecanismos neurofisiológicos e a funcionalidade inerente à atividade e ao comportamento humano. Ao adquirir estas competências, pode intervir com eficácia em diversas condições músculo-esqueléticas, de forma a melhorar a prática clínica, com recurso a técnicas avançadas e inovadoras.
  • Coordenação: Prof. Doutor Gilvan Pacheco, Fisioterapeuta José Pedro Leite e Fisioterapeuta João Baptista
  • Duração normal do curso: 2 semestres
  • Modalidade: B-Learning
  • Local de funcionamento: Instituto Superior de Saúde – ISAVE
  • Morada: Rua Castelo de Almourol, n.º 13,   4720-155 Amares
  • Contacto: posgraduacao@isave.pt

Fisioterapeutas

A seleção será efectuada através de análise curricular dos diferentes candidatos e atendendo aos seguintes critérios de seleção:

● Nota final de conclusão de curso;
● Grau académico;
● Análise curricular.

A seleção será efectuada através de análise curricular dos diferentes candidatos e atendendo aos seguintes critérios de seleção:

● Nota final de conclusão de curso;
● Grau académico;
● Análise curricular.

Objetivos da Pós-Graduação

Objetivo Geral:
• Promover o desenvolvimento profissional na área da Fisioterapia Músculo-esquelética, nos domínios da avaliação e diagnóstico diferencial, intervenção diferenciada e seletiva e competências de raciocínio clínico centradas nos diferentes sistemas e no utente. Pretende-se ainda dotar o formando de capacidade de reflexão crítica, enquanto profissional de saúde.

Objetivos Específicos:
• Compreender a importância da comunicação e desenvolver competências facilitadoras de uma comunicação efetiva em saúde;
• Integrar modelos estruturais, neuro-imuno-fisiológicos e centrados no utente, na prática clínica;
• Desenvolver competências de avaliação, diagnóstico e raciocínio clínico em contexto músculo-esquelético, centrado na pessoa;
• Desenvolver conhecimentos acerca da Neurofisiologia do movimento, neuroplasticidade e aprendizagem motora;
• Compreender o impacto estrutural e neuro-imuno-fisiológico da intervenção em Fisioterapia Músculo-esquelética;
• Desenvolver literacia científica e dotar o fisioterapeuta das ferramentas para a correta interpretação da evidência;
• Incentivar para a importância da integração de uma intervenção multidisciplinar de distintas áreas de saúde, e qual o papel do fisioterapeuta na mesma.

Plano de Estudos

Unidades curricularesMódulosTipoTempo de Trabalho (Horas)Créditos
TotalContacto
Neurofisiologia da dor e sistema nervosoNeurofisiologia da DorT e TP81T:12 + TP:43
Abordagem aos sistemas reflexos automáticos do controlo motorT e TPT:4 + TP:4
Neurociências aplicadas ao MovimentoT e TPT:4 + TP:4
Diagnóstico e abordagem multidisciplinarDiagnóstico Diferencial em Condições Músculo-EsqueléticasT e TP108T:2 + TP:44
ImagiologiaT e TPT:4 + TP:4
FarmacologiaTT:8
NutriçãoTT:8
Comunicação centrada na pessoaT e TPT:4 + TP:4
Avaliação em contexto neuromusculoesqueléticoAnatomia PalpatóriaT e TP135T:2 + TP:105
Testes Manuais OrtopédicosT e TPT:2 + TP:12
Cadeias LesionaisT e TPT:4 + TP:8
Investigação em FisioterapiaT e TPT:4 + TP:8
Ecografia para fisioterapeutas e técnicas invasivas Ecografia para FisioterapeutasT e TP27T:2 + TP:81
Punção Seca: técnicas ecoguiadas e tradicionaisT e TPT:4 + TP:12
Terapia manual avançadaAbordagem à FásciaT e TP216T:2 + TP:168
Técnicas manipulativas e articularesT e TPT:8 + TP: 32
Reabilitação VestibularT e TPT:6 + TP:10
Modelos integrados de intervençãoReeducação Postural: avaliação e interpretaçãoT e TP108T:8 + TP:164
ATMT e TPT:4 + TP:12
Exercício clínicoExercício Clínico: análise, prescrição, adaptaçãoT e TP135T:10 + TP:405

Corpo Docente

Iniciou-se na Fisioterapia em 1994, tendo concluído a licenciatura na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
O seu desejo de evoluir levou-o a frequentar inúmeras formações ao longo dos anos, entre as quais se destacam a Pós-Graduação em Terapias Miofasciais 1º e 2º Nível, o curso Terapia Manual Segundo o Conceito Osteoetiopático pela ATMS, a Pós-graduação em Hidroterapia (Halliwick, Bad Ragaz, Watsu e Ai-Chi) ministrada por Johan Lambeck e Urs Gamper, o Curso de Introdução à Osteopatia ministrado em Portugal pela EOM, o Curso Básico e Avançado de Terapia Bowen pelo ISBT® e o Curso Western Medical Acupuncture ministrado em Londres pela British Medical Acupuncture Society.
Alexandre Novais tem um percurso profissional rico, muito ligado à Terapia Manual, no qual se destaca a passagem pelo Hospital Distrital de Matosinhos, Clínica Mefirea, Clínica de Medicina Física e de Reabilitação Dra. Maria Lídia Ramalho e a Clínica Doutor Falcão Coutinho.
Toda esta experiência acumulada, potenciada pelo seu enorme desejo de ajudar todos os que o procuram levou-o a, em setembro de 2016, lançar-se no enorme desafio que é o de idealizar e gerir o seu gabinete: Dr. Alexandre Novais – Terapias Manuais. Neste espaço, tem colocado em prática a sua filosofia de trabalho, onde cada paciente é, de facto, o centro da sua abordagem, sempre global e focada nas necessidades de objetivos.
Alexandre Novais é um comunicador de excelência e um aficionado pela partilha de conhecimento, pelo que é presença assídua em congressos, jornadas e outros eventos científicos, essencialmente nas áreas das Terapias Miofasciais, Terapia Bowen, Fisioterapia Aquática e Kinesiologia. É também um dos formadores Bwizer mais bem avaliados, sendo descrito pelos seus antigos alunos como “um formador experiente e fantástico”, “com uma capacidade e um conhecimento incrível” e “uma postura inspiradora”. Convidamo-lo, por fim, a ver a entrevista ao Alexandre, inserida na rúbrica Fisioterapeuta Empreendedor.

Licenciada em Bioquímica e doutorada em Biomedicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Durante o doutoramento desenvolveu trabalho na área de metabolismo e sistema nervoso autónomo. Atualmente estuda os mecanismos neuronais que modulam o comportamento alimentar, na Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud. É também professora auxiliar de Neurociências na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. 

Licenciada em Psicologia pelo Instituto Universitário da Maia, em 2003.  Desde então adquiriu o grau de Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 2007, e de Doutorada em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com distinção e louvor, em 2013.

É investigadora no âmbito de um pós-doutoramento em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, de Out. 2014 a Nov. 2015; É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016), tendo formação na área da Intervenção em Crise certificada pela International Incident Stress Foundation (ICISF – EUA) e Terapia Cognitivo-Narrativa no Luto e no Trauma (níveis I e II).

É docente no ensino superior desde 2008 – atualmente na ES de Saúde de Santa Maria.

Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Coordena, atualmente, a Unidade de Nutrição do Sporting Clube de Portugal, para além de ser o co-fundador da escola de formação Nutriens Academy. Assume a Coordenação da Unidade de Nutrição no Desporto da Clínica do Dragão – FIFA Medical Centre of Excellence e é nutricionista no Hospital Agostinho Ribeiro.
De 2014 a 2017 exerceu funções no Futebol Clube de Paços de Ferreira, e de 2017 a 2021 no Futebol Clube do Porto. Pelo caminho, teve a oportunidade de ser consultor do clube árabe Al Nassr FC.
É ainda Conselheiro da Ordem dos Nutricionistas, docente do ensino superior em duas instituições, e palestrante assíduo em eventos científicos.

Fisioterapeuta desde 1998, licenciada pela ESTSP. Iniciou actividade profissional, a convite de uma docente na sua clínica.

Em 1999, começou a carreira como docente em fisioterapia na ESTSP. Alargou conhecimentos do ponto de vista holístico com o Curso de Medicina Tradicional, Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa e em 2006 obteve o grau de Mestre em Bioética e Ética Médica, pela FMUP. No mesmo ano, foi membro convidado da Comissão Consultiva para a criação do Centro de Reabilitação na Região Norte.

Coordenou o Curso de Fisioterapia no ISAVE de 2003 a 2008, onde permanece docente nesta instituição.

Em 2001, abriu o seu gabinete de fisioterapia no CTP, e em 2008, fundou a própria empresa. Obteve reconhecimento de Especialista pela experiência e competência profissional, pelo Conselho Técnico-Científico do ISAVE, em 2014.

Em 2017, conclui a Pós-Graduação em Terapêutica Ortomolecular e Nutrição Funcional, uma área em expansão.

Atualmente, colabora com a Porto Business School em vários projetos, nomeadamente relacionados com ergonomia, stress e fadiga, direcionados a empresas.

Desafiador incansável e capaz de se reinventar permanentemente, sendo absolutamente, irreplicável. A sua unicidade, ainda assim, não o impede de ter uma clínica que vive para além do seu trabalho pessoal, contando com a colaboração de vários profissionais.

Para além de fisioterapeuta (CESPU) e osteopata (EOM), o Eduardo Merino é Mestre em Psicologia da Dor e encontra-se a frequentar um programa doutoral em Antropologia Biológica, na Universidade de Coimbra. Antropologia Biológica.

Licenciou-se em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1988. Seguidamente, licenciou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis, em 1992. Doutorou-se em Neurociências pela Faculdade de Física, Engenharia e Radiologia Médica da Universidade de Salamanca, em 2011.
É docente do ensino superior, desde 2004, exercendo funções como professor coordenador da Licenciatura em Fisioterapia do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, desde 2011.
É membro da Comissão Científica do CICS – Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde da instituição e está também integrado na rede da Associação Portuguesa de Fisioterapia (APFISIO) composta por diretores/coordenadores dos cursos das licenciaturas em Fisioterapia ao nível nacional, com o objetivo de uniformizar a formação e delinear linhas orientadoras conjuntas para os ciclos de estudos. Os seus interesses de investigação centram-se na área da Fisioterapia.

A sua licenciatura em Fisioterapia pela ESS culminou com a publicação da sua tese de licenciatura no Journal of Electromyography and Kinesiology.

Ainda durante a licenciatura procurava um caminho de especialização na área da terapia manual. O gosto especial pela neurociência da dor e movimento motivaram-no a procurar a diferenciação com formação no conceito de Mulligan, mas foi na

Reeducação Postural Global com Philippe Souchard que encontrou uma visão clínica verdadeiramente global, sendo que além da formação básica, frequentou ainda as formações avançadas em articular, escolioses e visceral.

Integra a equipa da FISIOVIDA desde 2015 e, paralelamente, está no último ano do curso de Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid, o que lhe permitiu desenvolver ferramentas complementares na área músculo-esquelética e no raciocínio clínico subjacente.

Fisioterapeuta com vários anos de experiência em ambientes de elite, trabalha exclusivamente com métodos hands-off baseados em exercício como ferramenta de reabilitação, prevenção e optimização de performance. É Certified Strength and Conditioning Specialist pela National Strength and Conditioning Association e aluno de mérito no Mestrado de Strength and Conditioning, na prestigiada St. Mary’s University Twickenham. Associa a docência no Ensino Superior em Fisioterapia a uma vasta experiência profissional como na clínica FISIOGlobal, no departamento médico do Futebol Clube do Porto e como Fisioterapeuta consultor da primeira equipa do FC Copenhaga. Apaixonado pela investigação científica, publicou já dois artigos científicos como co-autor e guia a sua carreira pelo objetivo de ligar o mundo da evidência científica à prática clínica. Com formações especializadas dentro da performance com referências mundiais como a EXOS, Altis e profissionais como Dan Baker, Steve Magness e Dan John, de onde leva expertise para a abordagem centrada no indivíduo.

Licenciado em Fisioterapia pela Universidade Fernando Pessoa e Graduado em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid – EOM (2012). No seu percurso também se destaca o Certificate in Orthopaedic Manual Therapy (2009) na Curtin University (Austrália), o Master em Técnicas Osteopáticas del Aparato Locomotor pela EOM, o Curso de Manipulaciones Osteopaticas Avanzadas pela EOM (2013) e a formação internacional em Leitura Biológica (2018).

Dono de um percurso académico notável, de salientar ainda a formação em Conceito de Bobath – Estudo do Movimento Humano, Kinesio Taping, Fibrólise com Ganchos, “The Role of C0-3 Segmental Dysfunction in Benign Recurring Headache – tratamento de Cefaleias” em Cambridge, Méthode François Soulier d’Équilibration Neuro-Musculaire e Tratamento de Afecções Vertebrais de Origem Mecânica em Madrid.

Pioneiro na área de Fisiatria de intervenção, divide a sua prática clínica em instituições públicas e privadas, com destaque para a coordenação da Consulta de dor crónica musculo-esquelética no Hospital Privado de Gaia e coordenação na unidade de intervenção e reabilitação músculo-esquelética do centro de reabilitação do Norte. Colabora ainda, como Médico da Unidade de Saúde e Performance com a Federação Portuguesa de Futebol, e ainda com clínicas de fisioterapia privadas como é a FISIOVIDA. Apaixonado pela área da intervenção invasiva ecoguiada, baseia-se numa avaliação minuciosa para conseguir escolher qual a melhor intervenção a dar a cada caso.

Terminou a licenciatura em fisioterapia pela ESS-IPP em 2018. Concluiu o mestrado em 2021, com dissertação feita na área da fisioterapia invasiva.
Acompanhou as seleções nacionais de voleibol (sub-17 e sub-18) como fisioterapeuta, incluindo competições em Portugal, sérvia e Bulgária, e um estágio com a seleção feminina sénior (de 2018 a 2019).
Atualmente é fisioterapeuta na Fisiovida, desde 2019, com enfoque na área da fisioterapia invasiva.
Desde a conclusão da licenciatura já conta com diversas formações na área da fisioterapia invasiva e terapia manual.

Diretora técnica na clínica Proreab – Reabilitação Avançada, formou-se em Fisioterapia na ESTS de Coimbra em 2008 e como Osteopata na EOM (2015). Apaixonada pela área músculo-esquelética aprofundou a sua intervenção na área da Reeducação Postural Global, tornando-se ainda especialista na abordagem na abordagem à dor orofacial e disfunções da articulação temporo-mandibular, realizando formação pós-graduada na temática e na conceituada abordagem de Rocabado.

Fisioterapeuta e foca a sua atividade na área músculo-esquelética e do desporto. Obteve a Licenciatura na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (ESTSP-IPP) e é pós-graduado em Terapia Manual e Ortopédica (ESTSP-IPP). Neste momento frequenta o Mestrado em Strength & Conditioning pela Universidade de St Mary´s, Twickenham, Londres.

Atualmente, encontra-se a trabalhar como fisioterapeuta da Federação Colombiana de Futebol (desde 7 de fevereiro de 2019), tendo feito parte da equipa médica que participou na CONMEBOL Copa América de 2019 (Brasil). A esta aventura, antecederam-se 3 anos e meio de trabalho na Federação Iraniana de Futebol, tendo feito da parte da equipa médica que participou em toda a 3º Fase de Qualificação AFC para o Mundial da Rússia 2018, FIFA World Cup 2018 (Rússia) e AFC Asian Cup de 2019.

Licenciada pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Doutoranda em Metabolismo – Clínica e Experimentação, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;

É Docente da Licenciatura em Fisioterapia da ESTSP e Membro do grupo de investigação em sistema tegumentar da ESTSP;

Fisioterapeuta (ISAVE), Docente no curso de Fisioterapia no ISAVE na área de músculo-esquelética, Mestrado em Reabilitação e Prevenção Cardiovascular pelo ICBAS, Doutorando em Fisioterapia pela FADEUP e Investigador na área de controle neuro motor num grupo de investigação e desenvolvimento na Universidade do Minho (projeto NanoStim). Colabora também com grupos de I&D na área da engenharia e saúde com várias instituições do Ensino Superior.

Para além disso é responsável por uma clínica de fisioterapia privada desde 2008 com vários profissionais com uma visão diferenciada da prática clínica em Fisioterapia.

Fruto da sua experiência clínica e de estudo nasceu um curso “Neurociência aplicada à reabilitação e performance” em conjunto com o Fisioterapeuta Rui Faria e o Prof. Nuno Ferreira.

Fisioterapeuta e Osteopata com mais de 25 anos de experiências em vários contextos clínicos, exerce prática clínica na Clínica Pedro Malta, da qual é sócio-gerente. Além da prática clínica, tem uma vasta participação em formações diferenciadas e como formador e professor, colaborou com várias instituições de ensino superior e outras em várias temáticas relacionadas com a Fisioterapia e Osteopatia, como a Anatomia Palpatória, Sistema Nervoso Vegetativo e Posturologia. Além do acompanhamento de atletas de alta competição, tem como áreas de interesse a osteopatia pediátrica, a posturologia e na infertilidade.

Fisioterapeuta pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha e Pós Graduado em Osteoetiopatia pela ATMS (Bélgica). No seu currículo destaca-se também o Mestrado em Fisioterapia no Desporto e Adaptação à Atividade Física pela Escuelas Universitarias de Gimbernat (Universidad Autónoma de Barcelona).

Atualmente, Rui é CEO e coordenador clínico das Clínicas Rui Faria, onde disponibiliza um tratamento especializado e inovador, tendo como pedra basilar a visão holística do paciente, potenciando ao máximo o seu rendimento.

Antes de embarcar nesse desafio, passou, enquanto fisioterapeuta, pelo Sporting Club de Portugal, Hospital da Luz e Clínica Quadrantes. Em 2013-2014 dedicou-se à docência em “Traumatologia e Lesões” na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria e “Fisiologia do exercício e Nutrição” na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, respetivamente.

Médico Ortopedista, tem-se especializado na abordagem ao segmento lombar. Colabora com inúmeras instituições de saúde públicas e privadas, contando com um largo currículo de formação especializada e experiência em diferentes contextos. Salienta-se o cuidado na avaliação ao utente, com destaque para a área da Imagiologia e Diagnóstico Diferencial, e a manifesta pertinência para a constante intervenção no contexto de equipa multidisciplinar, sobretudo com a Fisioterapia.

Diretor clínico e proprietário da clínica FISIOVIDA, desde 2008, onde exerce a sua atividade como fisioterapeuta e osteopata.

Tem como grande área de interesse a Reeducação Postural Global, pelo que o seu percurso profissional começou desde logo com uma formação que revolucionou a sua forma de trabalho: formação base em Reeducação Postural Global (RPG) sob a tutela da Universidade de Saint Mont, em França em 2008. Nos anos seguintes realizou diversas formações avançadas em RPG sob a tutela da mesma Universidade, bem como várias supervisões clínicas com professores da equipa do Prof. Philippe Souchard.

Destacam-se também no seu percurso profissional os 6 anos de formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatia de Madrid, bem como a experiência clínica realizada na sede desta mesma instituição, concluída com excelência em 2016.

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Mestre em Fisioterapia, ramo de especialização em Condições Músculo-esqueléticas pela Escola Superior de Saúde/ IPS e Nova Medical School. Pós-graduado em Comunicação, Linguagem e Expressões faciais – Análise Comportamental, pelo InBodyLanguage. Atualmente, é também formando em Counselling e Psicoterapia pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling.

Foi Professor de Carreira do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, ao nível da Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia, entre 2007 e 2015, mantendo-se ligado ao ensino, enquanto Professor convidado da ESSVS e ESSVA (CESPU), ESSAlcoitão, ESTeSLisboa, ESS-IPPorto e ESS Santa Maria, ao nível de Licenciatura, Mestrado e Pós-Graduações em Fisioterapia. É revisor científico da revista Musculoskeletal Science and Practice.

Desde 2006 que exerce a sua prática clínica em contexto privado, sendo o Fundador e Diretor Técnico da Clínica Neurodor, especializada em Fisioterapia Músculo-esquelética e Dor Crónica. É Co-fundador da empresa Grow Health Solutions, que actua ao nível de consultoria em Saúde com uma filosofia centrada na Pessoa.

Licenciado em Fisioterapia pelo ISAVE em 2008, Mestre e Pós-Graduado em Fisioterapia no Desporto pela ESTSP em 2012, Master em Osteopatia Estrutural Músculo-Esquelética pela EOM e Universidade de Salamanca, CO de Osteopatia, pela EOM – Escola de Osteopatia de Madrid com frequência do 6ºano, e ainda Pós-Graduado em Fisioterapia Invasiva Avançada.
Atualmente desempenha funções de Fisioterapeuta na equipa de Taekwondo do Sporting Clube de Braga e na Federação Portuguesa de Taekwondo, assim como prática em gabinete privado, na TP-TerapiasPartilhadas.
Conta também com 10 anos de experiência em clínicas privadas, equipas e eventos de diferentes modalidades. Possui também experiência na área do treino no ponto de vista da recuperação da lesão, colaborando atualmente na MeWe – Human Performance, com passagens pelo Konceito Fitness, pelas equipas universitárias de Polo-Aquático e Natação do ISAVE e no Clube de Natação de Vila-Verde.
Conta já com inúmeras formações e cursos, entre os quais se destacam: Melhoria de performance em Atletas de Elite, pela Training4Performance, Electrólise Percutânea Intratecidular (EPI) aplicada ao aparelho locomotor pela CEREDE (Barcelona), Conceito de Mulligan (A+B), pela Mulligan Concept Teachers Association (MCTA), Pilates Clínico pela Australian Physiotherapy & Pilates Institute (APPI), Ecografia Musculo-esqulética na Bwizer, Acunpuntura pela Escola de Osteopatia de Madrid (EOM), Terapias Manuais Avançadas, pela Eduardo Merino Terapias Manuais, Método Kinesio Taping pela Kinesio Taping Association International (KTAI), Fisioterapia guiada pela auscultação por Guy Postiaux, pelo Grupo de Interesse em Fisioterapia Respiratória pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (GIFR – APF) , Fisioterapia Respiratória com métodos invasivos e não – invasivos com Miguel Gonçalves e Paulo Abreu, Ecografia Musculo-Esquelética pela Master-Lab com a Ana de Groot, Electrolise Percutanea Muscular pela MvClinic com Fermin Valera e Fran Minaya, Ecografia Musculo-Esqueletiva Avançada (Sistema Nervoso, Sistema Musculo-esquelético, Grandes Articulações e Patologia Tenidnosa/Muscualr) com Ana de Groot pela MUP, Neuromodulação Percutanea Ecoguiada pela MVClinic, Electrolise Percutanea Muscular Avançada – Casos Clinicos com Fran Minaya e Fermin Valera, Treino de Electroestitmulação com Mia-Bodytech, Curso de Preparação para o Nascimento pelo ISAVE em associação com a OlaMama com Maria João Abreu, Curso de Dermato-Funcional com Elaine Guirro pela Formaterapia, e Curso de Treinador de Natação Nivel I, pela Federação Portuguesa de Natação.
Contribui para a elaboração do e-book: “Fisioterapia Covid19 e agora? Guia Pratico para Fisioterapeutas”.

Loading...