Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

ISAVE celebra sexto aniversário com olhos postos no futuro

/
/
ISAVE celebra sexto aniversário com olhos postos no futuro

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde – celebrou hoje o seu sexto aniversário em Amares, com a presença de cerca de cinquenta convidados presenciais e mais de duas centenas de participantes que assistiram à cerimónia comemorativa através das redes sociais.

O painel, moderado por Susana Oliveira, contou com a presença da Presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, do Presidente do Conselho de Direção do ISAVE, João Luís Nogueira, da Vereadora da Educação, Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Amares, Cidália Abreu, do Presidente da Associação de Estudantes o ISAVE, Artur Pinheiro.

Numa alusão ao crescimento do ISAVE, a Presidente do instituto, Mafalda Duarte, destacou o empenho e esforço de todos os que, ao longo dos seis anos, contribuíram para que o ISAVE tenha atualmente mais de trezentos estudantes, número que se prevê que possa continuar a aumentar, com a inclusão de novos cursos CTeSP e com a manutenção dos quatro cursos de licenciatura, Enfermagem, Fisioterapia, Dietética e Nutrição e Prótese Dentária. A Presidente revelou ainda aos presentes a previsão da criação de um ciclo de estudos de mestrado e o estabelecimento de consórcios estratégicos para a deslocalização de alguma oferta educativa para Braga, em parceria com o IESFafe e a CESPU.

Já Cidália Abreu, Vereadora da Educação, Ação Social e Saúde de Amares, dirigiu à plateia palavras de compromisso do município de Amares na manutenção do ISAVE nesta vila, considerando que o ISAVE é “motor essencial para o desenvolvimento económico e educativo” do concelho.

O recém-eleito Presidente da Associação de Estudantes do ISAVE, Artur Pinheiro referiu, por seu lado, a convicção de que a Associação de Estudantes poderá ser mais participativa e um instrumento criador de sinergias entre a instituição de ensino superior e os estudantes, ajudando ambos na prossecução dos objetivos de melhorar a qualidade do ensino e as condições de todos para frequentar a escola.

A sessão de abertura terminou com a intervenção do Presidente do Conselho de Direção do ISAVE, João Luís de Matos Nogueira, que salientou a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos: Conselho Consultivo, que elogiou amplamente; municípios envolventes, parceiros de diferentes esferas de atuação, recursos humanos, estudantes e seus representantes. O Presidente do Conselho de Direção do ISAVE apelou à associação de estudantes para que ajude o ISAVE a trabalhar com mais e melhor qualidade como forma de garantir a sustentabilidade da instituição.

A segunda parte da cerimónia contou com uma conferência proferida pelo professor Doutor David Justino, que versou sobre os desafios à Educação em Portugal nos tempos que se seguirão à pandemia. Sobre esta matéria, levantando questões e traçando alguns caminhos possíveis, o antigo ministro da educação pediu mais cooperação, melhores políticas públicas e um investimento diferenciado e diversificado em estratégias para colmatar as desigualdades e “feridas abertas” deixadas pela pandemia.

Foi ainda apresentada a nova revista científica do ISAVE – TER Investigação & Inovação em Saúde, pelo presidente do Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Esta nova revista anual conta, na sua primeira edição hoje anunciada, com uma participação de 55% de publicações realizadas por estudantes do ISAVE o que, de acordo com as palavras do Professor Doutor João Silva, é “representativo da investigação que o ISAVE produz e dos significativos resultados do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por docentes e estudantes”.

Muitos foram os parceiros que, não estando presentes na cerimónia, quiseram dar os parabéns ao ISAVE e foi assim, também, divulgado um vídeo com mais de 25 testemunhos de parceria, cooperação e trabalho conjunto.

Para terminar em clima de festa, o ISAVE fez uma singela cerimónia de encerramento com a atuação da tuna do ISAVE  – a YSATUNA – que cantou os parabéns a toda a comunidade académica.

De acordo com a direção da instituição o evento, que decorreu cumprindo todas as normas de segurança, cumpriu com distinção o objetivo de marcar a data de aniversário do ISAVE, num clima festivo e com a ambição de fazer sempre mais e melhor, estratégia orientadora de todos os que colaboram direta ou indiretamente com o ISAVE.

Loading...