Ana Micaela Esteves Da Conceição, estudante do segundo ano na Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Francesa de Laval, em França, partilhou a sua experiência enriquecedora no intercâmbio realizado com o ISAVE (Instituto Superior de Saúde) em Portugal, através do programa Erasmus+:
“Este semestre tive oportunidade de realizar um intercâmbio com o ISAVE pelo meio do programa Erasmus +, onde realizei dois estágios: o primeiro em psiquiatria e Saúde Mental e o segundo em Cuidados Continuados.
Esta experiência única foi o fruto de vários meses de preparação com os seus imprevistos. Vir realizar este Erasmus a Portugal era um dos meus maiores objetivos durante a minha formação, pois sendo portuguesa, tinha o sonho de um dia voltar para o meu país. O Erasmus era uma oportunidade para mim, não só de conhecer e de me familiarizar com a prática da minha futura profissão e com o Sistema Nacional de Saúde, em Portugal, mas também de conhecer a vida de estudante e em particular o ISAVE, com o qual realizei este intercâmbio. Foi uma experiência excecional e superou todas as minhas expectativas!
Durante este Erasmus, vivi momentos únicos e uma verdadeira experiência humana que nunca irei esquecer. Também conheci pessoas inesquecíveis, seja durante os estágios ou no ISAVE, que me acolheram e me acompanharam durante esta experiência, e que espero continuarão a acompanhar-me. Além disso, este Erasmus foi decisivo tanto para o meu desenvolvimento como profissional de saúde mas também para o meu desenvolvimento pessoal. Foi uma experiência inesquecível, enriquecedora e formativa a vários níveis, que sem dúvidas me beneficiará na minha futura carreira e na minha futura vida.
Muito obrigada ao ISAVE por me ter permitido viver esta experiência excepcional e inesquecível!”
Ana Micaela sublinha a importância e o impacto positivo do programa de mobilidade Erasmus+, na formação e desenvolvimento de futuros profissionais de saúde.