Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

25 Instituições Privadas de Ensino Superior criam Centro de Excelência de Inovação Pedagógica

/
/
25 Instituições Privadas de Ensino Superior criam Centro de Excelência de Inovação Pedagógica

Vai ser lançado no mês de julho de 2024 o Projeto Pedagogia XXI, que tem como objetivo promover a inovação e a excelência no Ensino Superior. O projeto Pedagogia XXI insere-se no programa de Investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da Direção-Geral do Ensino Superior, visando a criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica. Este projeto resulta da criação de um consórcio inovador que reúne 25 Instituições privadas de Ensino Superior de Norte a Sul de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.

Com um enfoque na construção de respostas aos desafios atuais do Ensino Superior, este projeto integra um amplo conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos/as docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos/as estudantes e o bem-estar na relação pedagógica.

O consórcio partilha a visão estratégica relacionada com a relevância da criação de uma comunidade de aprendizagem focada na inovação pedagógica, no diálogo, partilha e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. O objetivo último do projeto Pedagogia XXI consubstancia-se na criação de um Centro de Excelência e Inovação Pedagógica no Ensino Superior, que apoie o desenvolvimento de sinergias entre as diferentes instituições e fomente a criação de espaços de aprendizagem interativos, colaborativos e flexíveis, contribuindo para o desenvolvimento contínuo das práticas pedagógicas e, consequentemente, para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Foi já criada a imagem do projeto Pedagogia XXI, no âmbito de um concurso aberto aos/às estudantes das Instituições do Ensino Superior do consórcio. Foi escolhida a imagem construída pelo estudante Hugo Daniel Ferreira Mendes que irá representar o projeto, integrando nos elementos imagéticos, novos formatos de aprendizagem dentro e fora dos livros e edifícios, bem como processos de co-construção, retratando o âmbito do projeto Pedagogia XXI.

  • Instituições participantes do consórcio:

Promotor:

Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)

Copromotores:

IPSN – Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS – Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Universitário e Politécnico, CRL)

Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL)

ATLÂNTICA – Instituto Universitário e ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica (EIA – Ensino, Investigação e Administração, S.A.)

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia)

Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Província Portuguesa da Congregação de São José de Cluny)

Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia da Lisboa)

Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (FACULTAS – Gestão de Estabelecimentos de Ensino Superior, S.A.)

Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores – I.E.E.S., Lda.)

Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, CRL)

Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ITA – Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.)

ISAVE – Instituto Superior de Saúde (SINTDEI, Lda. – Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação, Lda.)

UMAIA – Universidade da Maia e IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia (Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL)

ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Pedago – Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos)

Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora)

Loading...