TESTEMUNHOS DE ESTUDANTES

"Para além de visitarmos a ilha, que era magnífica, aprendemos sobre a sua cultura, desde a sua história e tradições à gastronomia. Durante esta experiência, nós ficamos alojados numa moradia com outros estudantes de diferentes países e cursos que estavam a realizar o mesmo programa e isso foi uma mais-valia pois conseguimos partilhar experiências de outras profissões e estágios noutros países. (...) Se nos perguntarem como foi a nossa experiência de Erasmus só temos a dizer que foi muita enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Nós recomendamos que participem neste programa de ERASMUS + e temos a certeza que vão aprender e crescer muito com esta experiência."
Beatriz Matos e Diogo Fernandes, estudantes do curso de licenciatura em Fisioterapia | Malta
“Estou no ISAVE desde setembro, a estudar Enfermagem no âmbito do programa Erasmus. Vivo em Cuenca, perto de Madrid e frequento a Universidade de Castilla La Mancha. Tenho sido muito bem recebida, o ambiente académico do ISAVE é ótimo, quer ao nível dos professores, quer dos colegas. Para nos entendermos, apenas é necessário que falem devagar (risos). Já tinha estado de férias em Portugal, em Lisboa e no Porto. Gosto da gastronomia, da cultura, só não gosto quando chove. Conhecer outros países, outros ambientes e culturas, enriquece-nos. Todos os estudantes europeus deviam fazer Erasmus”.
Maria Picazo Penaranda (estudante espanhola de Erasmus)
"“Tinha muito receio de não me sentir integrada na equipa, de encontrar dificuldades com a linguagem, mas não passaram de receios! Assim que chegamos fomos muito bem recebidas! Posso dizer que levarei esta experiência para a vida, apesar de ser desafiante estar longe da minha família, acabei por ganhar uma segunda casa aqui! Aprendi muito e superei todos os desafios que me foram impostos. Voltaria a repetir sem sobra de dúvidas, experiências como esta ficam para sempre!” (testemunho completo em: https://isave.pt/erasmus-experiencias-que-ficam-para-sempre/)
Inês Macedo, estudante do CTeSP de Termalismo e Bem-Estar | Lobios - Espanha
“Estou em Portugal há cerca de dois meses. No ISAVE tenho sido muito bem recebida. O ambiente é muito bom e nós, portugueses e espanhóis, não temos dificuldade em nos fazer entender. Já fui ao Porto, a Aveiro e em Braga, onde estou a viver, já visitei o Bom Jesus…. Gosto muito do vosso país.Na gastronomia, adoro os pastéis de nata (risos). Mas disseram-me que vai chover durante todo o inverno, o que me assusta. Espero que não seja verdade (risos). Venho da Universidade de Castilla La Mancha e estou a estudar enfermagem. Tem sido muito bom para mim. O Erasmus é uma grande oportunidade para conhecer outros países, outras culturas, outros ambientes, outras formas de fazer as coisas. Sinto-me grata por esta oportunidade”.
Lydia Fernandez Quilez (estudante espanhola de Erasmus)
"Aprendemos imenso e foi uma experiência maravilhosa. Tem sido uma experiência muito boa para nós a vários níveis. A mobilidade teve muitos pontos positivos não apenas na nossa vida enquanto profissional na área da Fisioterapia, como também a nível pessoal. Enriqueceu-nos com novos conhecimentos, novas práticas e experiências que recordaremos para sempre. Juntas passamos momentos inesquecíveis e incríveis que vamos sempre guardar no nosso coração, graças ao ISAVE que nos permitiu viver esta experiência incrível!"
Inês Rodrigues e Mónica Grilo, estudantes do curso de licenciatura em Fisioterapia | Badajoz - Espanha
“Poder praticar tudo que aprendemos no curso e ter a oportunidade de falar e aprender outro idioma tem sido um desafio prazeroso. Outro ponto que foi bastante enriquecedor foi poder ter vindo com essa colega, da mesma turma, o que nos têm permitido trocar ideias a respeito do curso e do estágio, além de termos criado uma boa amizade. Vir para cá no início foi um pouco difícil, por nunca ter ficado tanto tempo longe de casa, mas aconselho aos que tiverem esta oportunidade a agarrarem e aproveitarem ao máximo, pois apesar das dificuldades está a ser uma experiência de aprendizagem e amadurecimento para a vida!" (testemunho completo em: https://isave.pt/erasmus-experiencia-para-a-vida/)
Cecília Eustachio, estudante do CTeSP de Termalismo e Bem-Estar | Arnoia - Espanha
"Desde que cá estamos já aprendemos muito. Não digo só em termos da prática da Fisioterapia, mas em tudo: lidar com as pessoas, estamos num país que não é o nosso, a adaptação linguística, a adaptação cultural, … É ótimo para alargar horizontes, para nos ajudar a crescer (...) É uma experiência incrível! Se tiverem oportunidade aproveitem, nem pensem duas vezes!" (testemunho completo em: https://isave.pt/isave-alem-fronteiras-erasmus/)
Mariana Silva, estudante do curso da licenciatura em Fisioterapia
"A experiência de fazer ERASMUS para Santander foi sem dúvida das melhores experiências já alguma vez vivenciadas. A cidade é lindíssima, as pessoas são muito simpáticas e acolhedoras. Os estágios que efetuei foram uma mais valia para a minha aprendizagem neste percurso. Tive bons colegas de trabalho e orientadores que nos mantiveram sempre a par de todos os casos de fisioterapia. Aconselho a fazerem ERASMUS, vimos com mais responsabilidade, cultura, aprendizagem e muito bem preparados para o mundo do trabalho. E claro não esquecendo de que me diverti muito! Desde já um muito obrigada a mobilidade ISAVE que esteve sempre em contacto conosco e pela a ajuda prestada."
Juliana Leal, Fisioterapia, Santander-Espanha
“Bem, a minha experiência de Erasmus antes de uma grande experiência profissional foi sobretudo uma grande experiência e vivência pessoal. Por entre muitas e muitas pessoas, tanto no estágio como em casa, foram tantas as que conheci como as que me marcaram! Se pudesse estaria lá outra vez, para reviver tudo, desde as comidas, às diferentes maneiras de viver, às diferenças maneiras de pensar e de ser. Ganhei em Espanha duas novas famílias e uma nova casa. Ainda hoje é tão bom saber das novidades e saber que todo o empenho e dedicação com os Estudos de Caso, estão a dar frutos. Obrigada a todos os que de uma forma ou de outra, contribuíram para esta grande e eterna aventura!”
Joana Aguiar, Terapia Ocupacional, Talavera-Espanha
"Mi nombre es Paula Romero, y durante unos meses pude disfrutar de la experiencia Erasmus en la universidad de ISAVE en Braga como estudiante de enfermería. No tengo palabras para agradecer el buen trato recibido, en todo momento me ayudaron con las asignaturas, las prácticas externas, y todo aquello que necesitase. El idioma no fue un problema ya que me facilitaron recursos para poder entender el temario de la mejor manera. Respecto a los compañeros, desde el primer día se preocuparon por acogerme e integrarme en clase. Por otro lado agradecer de corazón tanto al profesorado, al personal de secretaría, a la coordinadora del Erasmus y a los enfermeros y auxiliares de O’Poverello por tratarme tan bien toda la estancia en Portugal. Por ello estoy muy agradecida de haber podido vivir esta experiencia en esta universidad y ojalá que muchas más personas puedan disfrutarlo."
Universidad de Málaga- Facultad de Ciencias de la Salud, Paula Romero, Enfermagem
"Durante estos meses en Portugal, hemos podido disfrutar de sus gentes, de su gastronomía y de sus múltiples bondades que nos han dejado ganas de volver. En nuestra profesión, la enfermería, el factor humano es fundamental para ser un buen profesional, y de esto hemos podido sacar muchas conclusiones, cabalgando entre dos frentes: Por un lado el aprender conceptos, técnicas y procesos relacionados con la enfermería, lo que nos ha ayudado bastante a forjarnos nuestra propia identidad profesional. Por el otro lado, disfrutar de las regiones del país, desde las terrazas de Porto, hasta las callejuelas nocturnas de Lisboa, pasando por los recovecos de Povoa de Lanhoso y sus platos típicos como “las papas”, “as francesinhas”, o el “bacalao ao brás”. Desde luego, y sin lugar a dudas, hemos aprendido, reído, disfrutado y generado una conciencia de mundo global e interconectado que nos ha ayudado a nuestro proceso de maduración personal y profesional. Humildemente se lo recomendamos a todos los estudiantes que, inmersos en sus estudios, se planteen si compensa hacer un Erasmus, y elegir ISAVE. Así pues, nuestra experiencia en Portugal se podría resumir en cinco letras: Internacionalización de conocimientos y desarrollo personal y profesional Sabiduría obtenida en el proceso de intercambio cultural y de experiencias Avanzar hacia un futuro global donde no hay fronteras entre países Volver al lugar de partida, para contraponer realidades Experiencias inolvidables"
Espanha-Jaen, José Félix e Sérgio Vasquéz, Enfermagem

TESTEMUNHOS DE DOCENTES

"A mobilidade que efetuei permitiu por um lado o fortalecimento da cooperação entre as escolas de Fisioterapia europeias, por outro lado a discussão relativa à integração de conteúdos, alteração de abordagens ou aprofundamento de temas nos planos curriculares objetivando uma cada vez melhor formação dos estudantes de Fisioterapia. Por esta razão, tratou-se de um momento de mobilidade extremamente produtivo e estimulante, que beneficiou a todos que da mesma fizeram parte."
Andrea Ribeiro, Diretora Adjunta do Ciclo de Estudos em Fisioterapia | “Educating Physiotherapists for a global mindset”, Bergen, Noruega
"Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora que permitiu ter contacto com a realidade terapêutica da comunidade autónoma de Castilla La Mancha. Destaca-se o contacto com os diversos profissionais e a possibilidade de visitar estruturas de referência como o "Hospital Nacional de Parapléjicos" onde foi também possível perceber as investigações que estão a ser desenvolvidas e que podem ter um grande impacto na reabilitação dos clientes. Refere-se de forma igualmente importante o contacto com os estudantes e os docentes da Universidade De Castilla La Mancha, a troca de conhecimentos, de experiências e o crescimento mútuo que daqui adveio, bem como a possibilidade de estabelecer parcerias posteriores. Desta visita resultou ainda o convite, já aceite, dirigido à Terapeuta da Fala para a participação no comité de revisão da Revista de Investigación en Logopedia."
Elsa Soares, Docente do CteSP de Terapia da Fala e Patrícia Graça, Docente do CteSP de Terapia Ocupacional | Toledo/Talavera-Espanha

TESTEMUNHOS DE NÃO DOCENTES

"A participação no programa de mobilidade Erasmus+ é uma experiência incrível que nos permite adquirir e desenvolver competências técnicas e transversais, conquistar habilidades valiosas e expandir horizontes num ambiente internacional. Acompanhar um parceiro que ocupa um cargo igual ao nosso numa universidade de grande dimensão é uma oportunidade única! Aprender e partilhar boas práticas relacionadas com a mobilidade internacional, os desafios relacionados com a gestão de projetos, networking internacional, intercâmbio de ideias e culturas e o contacto com diferentes realidades e formas de trabalho permite desenvolver competências facilitadoras a vários níveis contribuindo para um crescimento profissional e pessoal. Sem dúvida que um período de mobilidade no estrangeiro é um momento marcante que todos devem considerar vivenciar!"
Flávia Capa, Responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Facultad de Ciencias de la Salud, Universidad de Málaga