Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

4ª Edição de Encontros de Nutrição

/
/
4ª Edição de Encontros de Nutrição

A Licenciatura de Dietética e Nutrição do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, levou a cabo no dia de ontem, a 11 de março, a 4.ª Edição de Encontros de Nutrição – iniciativa voltada para os seus estudantes para terem um contacto mais próximo, através de diferentes profissionais, com as áreas de atuação em que os Nutricionistas operam. 

Da área da nutrição clínica, trouxe três contextos – o do ambiente hospitalar, o do centro de saúde e o desenvolvido em contexto assistencial em países em desenvolvimento. Compreendeu-se, ainda, que nestes dois últimos a nutrição comunitária tem um papel crucial que deveria ocupar mais lugar na agenda das organizações e na promoção da saúde para que a identificação de causas seja mais eficaz e haja o devido planeamento para o futuro. Em escalas diferentes, refletiu-se, além disso, sobre o trabalho local a fazer quer na sinalização de casos de indivíduos e famílias cujo estado nutricional pode ser também crítico, quer no levantamento de dados relacionados com a história e a identidade alimentar, reforçando a adesão a recomendações alimentares por parte da população e, também, referenciando a própria economia nacional e local na questão da sustentabilidade alimentar. Da escolha de alimentos para a sua preparação, confeção e distribuição, a preocupação sobre a segurança alimentar é incontornável. Foi unânime, entre o painel de oradores e os convidados em audiência, que uma relação terapêutica voltada para uma escuta ativa e, relações interpessoais salutares, são tão necessárias quanto a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos técnico-científicos. A presença da Ordem dos Nutricionistas falou da sua ação na proteção à profissão, capacitando-a com mais ferramentas e apoio, e apelando para práticas sustentadas em evidência científica em prol da sociedade. A área do jornalismo esteve também representada nestes “Encontros”, mostrando o interesse crescente, de momento, sobre a nutrição e a saúde, nomeadamente no mundo digital, o que vem a solicitar a proximidade dos nutricionistas à comunicação, de forma equilibrada e fundamentada, para melhor clarificação de fontes de desinformação e de outros conflitos. Esta edição confirmou, de novo, a importância da envolvência dos diferentes agentes da sociedade, num exercício de concertação entre nutricionistas de diferentes campos de atuação, diferentes profissionais de saúde e, ainda, de outros profissionais. 

Foi uma conversa fluída e envolvente que mostrou, inclusive, que a problemática de excesso de peso e obesidade, ainda que reconhecida como sendo tema da ordem do dia, não precisa de ocupar, sempre, o protagonismo. Esta Mesa redonda foi prova disso, discorrendo-se sobre todas as potencialidades da profissão de nutricionista, tendo-se somado, por último, a perspetiva de se investir na aquisição de cultura que acrescente valor profissional, mas também pessoal, para um exercício da profissão de excelência. 

A Direção da licenciatura dará, com certeza, continuidade a estes Encontros de Nutrição com o objetivo a que se propôs: voltados para os estudantes e para a reflexão sobre as diferentes saídas profissionais dos nutricionistas; privilegiando o valor do tempo para pensar e planear esta área da saúde; e cultivando a importância do trabalho interdisciplinar, mais do que o multidisciplinar. Com estas reflexões, cabe, depois, ao estudante, escolher os próximos passos que vai dar.

Programação do evento e convidados disponíveis em: https://isave.pt/4-edicao-encontros-de-nutricao/

Loading...