Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Encontros de Nutrição de regresso

/
/
Encontros de Nutrição de regresso

A Licenciatura de Dietética e Nutrição do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, vai levar a cabo no dia 11 de março, a 4.ª Edição de Encontros de Nutrição – iniciativa voltada para os seus estudantes para terem um contacto mais próximo, através de diferentes profissionais, com as áreas de atuação em que os Nutricionistas operam.

Em 2021, os Encontros de Nutrição receberam, como oradores, nutricionistas das áreas da Investigação, da Saúde Pública, da Indústria farmacêutica e da Restauração coletiva. Na 2.ª Edição, o convite foi dirigido a outros profissionais de saúde, entre os quais da especialidade de Medicina geral e familiar, da área da Psicologia no comportamento alimentar e de um ex-Atleta. No ano passado, esta mesa juntou mais convidados, com mais saídas profissionais, reforçando a importância do trabalho interdisciplinar e o valor da área da nutrição na sociedade. Nesta 4.ª Edição, o propósito mantém-se e os estudantes, bem como a audiência presente, são conduzidos para a reflexão que se espera sobre o papel da alimentação na saúde.


Programação

  • 10h00-10h10: Receção da 4ª Edição dos Encontros de Nutrição – Apresentação
  • 10h10-10h25: Nutrição clínica em ambiente hospitalar, com a Dra. Ana Gonçalves
  • 10h25-10h40: O nutricionista no Centro de Saúde, com a Dra. Dulce Lemos
  • 10h40-10h55: A Saúde na Comunicação ou a Comunicação da Saúde, com a Jornalista Sara Beatriz
  • 10h55-11h10: Qual o papel da Ordem dos Nutricionistas, com a Dra. Manuela Nogueira
  • 11h10-11h25: A Nutrição em países em desenvolvimento, com a Dra. Margarida Lopes
  • 11h25-11h40: A colaboração do nutricionista em organizações de desenvolvimento regional, com o Eng.° Paulo Jorge Pereira
  • 11h40-11h55: Reflexão sobre outras competências, com o Prof. António Nunes
  • 11h55-12h10: Encerramento da 4ª Edição dos Encontros de Nutrição


Inscrições:

Inscrição obrigatória até 8 de março. Para profissionais de saúde, a inscrição apenas será válida após o envio do comprovativo de pagamento.

  • Estudantes: gratuito
  • Profissionais de saúde: 20 euros

Convidados


• Ana Gonçalves | Nutrição Clínica, Hospital de Braga

Licenciada desde 2011 pela FCNAUP e pós-graduada em Nutrição Clínica e Nutrição Pediátrica pela mesma faculdade (Membro ON 1597N). Com percurso na área da Nutrição Clínica, em consulta externa e internamento e, no IPO Porto entre 2016 e 2017. Atualmente exerce funções na área da Nutrição Clínica no Hospital de Braga.


Dulce Lemos | Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária, ACES do Alto Ave

Licenciada desde 1997 pela FCNAUP e Pós-graduada em Educação para a Saúde pela Universidade do Minho (Membro ON 573N). Com percurso na área da Nutrição hospitalar (Hospital S. Marcos) e em práticas de Nutrição clínica no Centro de hemodiálise de Fafe, decide depois, em 2005, dedicar-se aos Cuidados primários, estando até à data com trabalho paralelo em consulta e nutrição comunitária.

Margarida Lopes | Nutrição Comunitária

Licenciada desde 2007 pela FCNAUP, Pós-graduada em Saúde e Desenvolvimento pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova, Conselheira em Aleitamento Materno UNICEF/OMS e Nutricionista especialista em Nutrição comunitária e Saúde Pública (Membro ON 1338N). Com uma vasta experiência em missões humanitárias, desde 2009 em países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, em projetos com a AMI – Assistência Médica Internacional, ONGD Helpo, Programa FRESAN, entre outros. Iniciou como nutricionista implementadora dos projetos no terreno, assumindo depois funções de liderança (Helpo) e de gestão de projeto (PANMI – Programa de Apoio Nutricional Materno infantil em São Tomé e Príncipe). Atualmente, exerce nesta área de atuação dedicando-se à consultoria. Tem várias publicações, artigos e participações em congressos e eventos científicos.


• Manuela Nogueira | Representante da Ordem dos Nutricionistas

Vogal da Direção da Ordem dos Nutricionistas. Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Nutricionista nos Cuidados de Saúde Primários desde 2005, Membro do Grupo de Nutrição da APTFeridas. Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (Membro ON 1157N).


• José Mota Alves | Técnico analista ATAHACA.

Bacharelato em Educação, licenciado em Administração Escolar, pós-graduado em Desenvolvimento Regional e Local e Contratação Pública e, desde 1991, presidente da direção do grupo de ação local da região do Cávado, a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave. Entre os projetos que supervisiona, estão o projeto PROVE e “Cávado com Sabor”, que numa equipa multidisciplinar, procura desenvolver estratégias de desenvolvimento integrado, na valorização e na promoção dos produtos locais agroalimentares e artesanais e na cooperação interterritorial dos sistemas alimentares.


Ana Beatriz | Diretora do Jornal Viral. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto

Iniciou o seu percurso profissional na Renascença, passou pelo ciberjornal JPN e pela TSF. Criou o programa de rádio “Verdes Hábitos”, sobre sustentabilidade ambiental. É coautora do livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre juventude “Verdes Anos”. Desde o final de 2021 faz parte da equipa permanente do jornal Polígrafo. Em setembro de 2022, assumiu a direção editorial do Jornal Viral, o primeiro jornal de fact-checking de saúde, certificado pela Internacional Fact-Checking Network e, pertencente ao Jornal Polígrafo.


António Nunes | Provedor do Estudante do ISAVE

Doutorado em Pedagogia pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Animação e Gestão da Formação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto. Exerceu funções docentes na ESE Jean Piaget, no Instituto Superior de Estudos Psicológicos de Barcelona, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Macau, na Universidade Lusófona do Porto e, atualmente, exerce no Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães – CIEIFM e colabora com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde. Coordenou vários projetos, tais como o Projeto de Formação Profissional “FOR-IN” e o Projeto “FORCOMIN”. Tem trabalhos publicados em parceria e isoladamente, que sustentam várias teses de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, em Portugal, no Brasil e em Espanha.

MODERADORA:
• Teresa Campos | Docente e Diretora da Licenciatura de Dietética e Nutrição do ISAVE

Licenciada em Ciências da Alimentação e Nutrição em 2004 e com Pós-graduação em Nutrição Clínica (2007), pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e em Alergia Alimentar (2016), pelo Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina do Porto (Membro ON 2971N). Com experiência nas áreas da Nutrição desportiva, hospitalar e comunitária, exerce atualmente, sobretudo, na área da Nutrição clínica. Fundadora da Nutrémia, Clínica de Nutrição de Braga. É ainda, desde 2019, docente e diretora da licenciatura de Dietética e Nutrição do ISAVE, acumulando ainda os cargos de Vice-presidente do Conselho pedagógico e da Comissão de Ética desta instituição.

Loading...