ISAVE celebra 23 anos a valorizar o conhecimento, a comunidade e, acima de tudo, as pessoas

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde, assinalou hoje, a 20 de maio, o seu 23.º aniversário com uma cerimónia marcada pelo reconhecimento, pela partilha de saberes e pela celebração de um percurso feito com determinação, crescimento e compromisso com a comunidade. A sessão teve lugar no auditório do ISAVE e contou com a participação de representantes institucionais, estudantes, antigos estudantes, docentes e colaboradores, num momento onde se reforçou que, mais do que os recursos, são as pessoas que fazem o ISAVE: profissionais motivados, proativos, com um desempenho exemplar e uma vontade partilhada de transformar desafios em conquistas.

Temos as melhores pessoas. É com elas que construímos diariamente um projeto académico com impacto, que valoriza o desempenho, a entrega e a cooperação para uma formação de excelência”, destacou Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE, na sessão de abertura.

Um dos pontos altos da cerimónia foi a Open Talk conduzida por Luís Saboga Nunes, investigador do Institute of Sociology, University of Education, de Friburgo, na Alemanha. Sob o tema “Educação e Literacia para a Saúde: Contributos para uma sociedade saudável”, a reflexão centrou-se no papel fundamental da educação como ferramenta de capacitação individual e coletiva para uma cidadania ativa e para a promoção do bem-estar.

Este evento decorre num momento particularmente dinâmico para o ISAVE, que regista um crescimento consolidado da sua oferta formativa, desde CTeSPs a Licenciaturas, Mestrados e formação pós-graduada, e um aumento expressivo do número de estudantes. Este crescimento é acompanhado de uma forte ligação ao território e de múltiplas iniciativas de responsabilidade social, como o programa FisioSeniorMoving, os workshops interdisciplinares, e o envolvimento em eventos desportivos.

Sob uma gestão sustentável, a Entidade Instituidora do ISAVE assumiu, em julho de 2024, a concessão do Complexo Termal de Caldelas, um passo estratégico que reforça a simbiose entre formação, saúde, bem-estar e comunidade. Exemplo disso foi a realização das I Jornadas de Termalismo, Saúde e Bem-Estar, já em maio deste ano.

A cerimónia integrou ainda um momento de reconhecimento com a atribuição de Bolsas de Mérito referentes ao ano letivo 2023/2024, com destaque para Helena Pinheiro, Lídia Neves, Raquel Ferreira e Licínio Borges, estudantes distinguidos dos cursos de Licenciatura em Dietética e Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e do CTeSP de Proteção Civil e Socorro, respetivamente. Na qualificação de docentes foram homenageadas Catarina Alves, Sílvia Rodrigues e Mafalda Silva. No reconhecimento dos estudantes embaixadores que se destacaram na divulgação da oferta formativa foram distinguidos Diogo Cruz, Sílvia Martins e Ana Vieira, enquanto na área da mobilidade ERASMUS+ o mérito coube a Helena Pinheiro, Micael Martins, Diana Carneiro e Cloé Marcellino. A surpresa final foi o momento de homenagem aos colaboradores, com Rita Gueiral distinguida entre os docentes e Bruna Oliveira entre o pessoal técnico, administrativo e de gestão.

Outro sinal claro do caminho que o ISAVE está a trilhar foi a apresentação do Centro de Alto Rendimento, que está a dar os primeiros passos com a atleta de alta competição Mariana Machado, estudante do 3.º ano de Fisioterapia, que compete em provas nacionais e internacionais ao volante do Caterham 340R. Mariana é acompanhada por uma equipa técnica e científica multidisciplinar do ISAVE, composta por docentes, técnicos superiores, investigadores e profissionais de saúde, que trabalham em conjunto para melhorar o seu desempenho. Este centro integra áreas como o Treino Desportivo, a Medicina Desportiva, a Fisioterapia e Reabilitação, a Nutrição Desportiva, a Psicologia do Desporto e o apoio nas Tecnologias e Inovação. A aposta na performance de atletas de diferentes modalidades continuará a ser uma prioridade.

O ISAVE continua também a reforçar a sua presença além-fronteiras, através de projetos e consórcios europeus, mobilidades Erasmus e parcerias com instituições de ensino superior e investigação disseminados por todo o mundo.

O aniversário terminou em festa, com a atuação da Ysatuna – Tuna Académica do ISAVE e o corte do bolo – simbolizando a energia, a união e o espírito de equipa que têm sido o motor impulsionador desta instituição.

Com os olhos postos no futuro, o ISAVE afirma-se como um projeto coletivo com identidade, inovação e impacto.

ISAVE: 23 anos a formar profissionais, a criar conhecimento e a cuidar de pessoas. Porque as melhores instituições fazem-se com as melhores pessoas.

23 anos ISAVE