O ISAVE marcou presença com grande distinção no X CINDOR – Congresso Interdisciplinar de Dor da USP, que decorreu entre 30 de outubro e 2 de novembro em São Paulo, Brasil, representado pelo docente Nelson Azevedo. A sua participação no evento foi de elevado impacto, com a apresentação de duas palestras, um simpósio e três posters científicos. O seu trabalho foi distinguido com uma menção honrosa, um reconhecimento prestigiante pelo contributo científico apresentado.
Durante o congresso, Nelson Azevedo abordou temas relevantes na área das ciências da saúde e neuromodulação, partilhando conhecimentos inovadores com a comunidade académica e científica. As apresentações incluíram:
- Palestras:
“Sistema nervoso neurovegetativo e dor”
“Controlo motor e a dor: qual o papel do sistema nervoso autónomo na disfunção dupla”
- Simpósio:
“Neuromodulação não invasiva do sistema nervoso autónomo“
Para além das palestras e do simpósio, Nelson Azevedo apresentou três posters:
- “Dor de costas nas crianças e jovens: os estilos de vida atuais como fatores de risco?” – menção honrosa (2º ou 3º prémio);
- “Efeito da Neuromodulação não-invasiva NESA na função neuromuscular dos isquiotibiais em indivíduos saudáveis” – desenvolvido em colaboração com o Docente Rui Gouveia, do curso de Fisioterapia do ISAVE;
- “O efeito da neuromodulação não-invasiva NESA na mobilidade do nervo mediano e variabilidade da frequência cardíaca em jovens saudáveis: um estudo piloto” – trabalho realizado em conjunto com a Docente Ana Raquel Abreu e os estudantes João Moura, Mário Alves, Pedro Eira, Rui Silva e Tiago Amaro.
A participação do docente Nelson Azevedo e o reconhecimento obtido no X CINDOR refletem o empenho do ISAVE na promoção da investigação e inovação científica, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento e partilha de conhecimento a nível internacional.