Aprendizagem baseada em simulação: integrando Educação em Saúde e Enfermagem de Saúde da Família e Comunidade – Hospital dos peluches

No dia 18 de março, pelas 10h15, os estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem receberam a turma da sala 3 do pré-escolar, da educadora Albina Oliveira – Agrupamento de Escolas de Amares, Centro Escolar D. Gualdim Pais. No âmbito das Unidades Curriculares de Educação e Saúde e de Enfermagem Saúde da Família e Comunidade, realizou-se a atividade “Hospital dos Peluches”, representando uma convergência de princípios e práticas essenciais para a formação de futuros profissionais de saúde. Esta iniciativa, direcionada a crianças entre os 3 e 6 anos, visou promover a educação para a saúde e a saúde da comunidade de forma lúdica e interativa, alinhando-se com os objetivos das referidas unidades curriculares, com ênfase na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

A atividade “Hospital dos Peluches” contribuiu para que os estudantes de enfermagem se familiarizem com as competências do enfermeiro no exercício das suas funções na comunidade, e para que as crianças entendam o papel dos enfermeiros, nomeadamente no incentivar da adoção de hábitos saudáveis desde tenra idade. Incentivou também o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a empatia e a responsabilidade, que são essenciais para a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

Esta atividade está intrinsecamente ligada à missão do ISAVE, que visa capacitar profissionais de saúde com conhecimentos técnico-científicos, promovendo o profissionalismo e a humanização dos cuidados. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e interativa, o “Hospital dos Peluches” permite que os estudantes desenvolvam competências essenciais para a sua futura prática profissional, como a comunicação eficaz, a empatia e o trabalho em equipa.

Autores:

Professora Catarina Alves

Educadora Albina Oliveira

Assistente Operacional Gorete Vieira

Alunos da sala 3 do pré-escolar do Centro Escolar D. Gualdim Pais

Estudantes do 1º ano do Curso de licenciatura em Enfermagem