ISAVE marca presença no ICITED 2025 com estudo sobre Educação Digital no Ensino Superior Privado em Portugal

O ISAVE colaborou no estudo levado a cabo pela Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP) e apresentou-o na International Conference on Innovation, Technology, and Education Development (ICITED) 2025, que decorreu a 10 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil. Foi apresentado o trabalho de investigação, intitulado “Educação Digital em Instituições de Ensino Superior Privadas em Portugal: contributos da perspetiva institucional”, desenvolvido por um grupo de investigadoras das Instituições de Ensino Superior (IES).

O estudo, coordenado por Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE em coautoria com Elisabete Barros e Sandra Fernandes (Universidade Portucalense), Sandra Queiroz (Cruz Vermelha Portuguesa) e Maria Pina (ISLA), procurou mapear e caracterizar o cenário atual da educação digital (ED) nas instituições de ensino superior privadas portuguesas.

Através de um questionário realizado entre julho de 2024 e abril de 2025, aplicado a 38 instituições de ensino superior privado, o trabalho analisou os fatores institucionais associados à implementação da ED, destacando as estratégias adotadas, os recursos tecnológicos disponíveis e os desafios enfrentados.

As principais conclusões indicam que 68,4% das instituições possuem objetivos estratégicos que incluem a ED e 89,5% investiram em tecnologias para apoio ao ensino digital. Quanto aos modelos pedagógicos específicos para ED, 55,3% das IES desenvolverem seus modelos próprios ajustados às áreas de formação. Destacam-se como fatores facilitadores da implementação da ED a estratégia institucional clara e o envolvimento da toda a comunidade académica e como como fatores inibidores, a falta de recursos humanos e de financiamento externo.

Com este estudo, o ISAVE reforça a sua participação na APESP que reforça o seu papel como uma organizaçpão promotora de conhecimento e inovação no ensino superior privado, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas educativas mais eficazes, inclusivas e sustentáveis no contexto digital. Destaca-se que este trabalho de investigação foi aceite para publicação na revista científica Springer – Perspectives and Trends in Education and Technology: Selected Papers from ICITED25.