ISAVE e Uni-Mindelo realizaram as II Jornadas Científicas das Ciências da Saúde em celebração ao Dia Internacional do Enfermeiro

Em celebração ao Dia Internacional do Enfermeiro, o ISAVE e a Uni-Mindelo realizaram, nos dias 12 e 13 de maio, as II Jornadas Científicas das Ciências da Saúde. Realizado em formato híbrido, o encontro reuniu especialistas de renome nacional e internacional na área da enfermagem, promovendo um espaço de reflexão, partilha de conhecimento e valorização da investigação científica. O mesmo contou com a participação de um corpo docente de referência e destacou-se pela qualidade das intervenções e pela apresentação dos trabalhos de investigação dos estudantes do 2º ano do Mestrado em Urgência e Emergência, programa promovido em parceria pelas duas instituições, representadas pelo Reitor da Uni-Mindelo, Professor Doutor Albertino Graça, e pela Presidente do ISAVE, Professora Doutora Mafalda Duarte.

Entre os principais destaques das jornadas, destacam-se as seguintes conferências: “Passado, Presente e Futuro da Enfermagem”, apresentada online pela Professora Doutora Manuela Martins, do ISAVE (Portugal); “Sustentabilidade e cuidados de enfermagem”, conduzida pelo Professor Doutor Ramon Escuriet, da Universidade Ramon Llull – Faculty of Health Sciences Blanquerna; “Interdisciplinaridade em Enfermagem”, com a Professora Doutora Rafaela Rosário, da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho (Portugal), também em participação online e por fim “Investigação e educação em Enfermagem de Urgência e Emergência”, apresentada pelo Professor Mestre Luís Carlos Ramon, da Universidade de Valladolid.

O evento também contou com a presença ilustre de docentes como a Doutora Isilda Ribeiro, Coordenadora da Unidade Científico-Pedagógica de Gestão de Sinais e Sintomas da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e a Doutora Regina Pires, Coordenadora da mesma instituição. Destaca-se que a Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde esteve igualmente representada, com a participação da Enfermeira Iria Santiago, reforçando a importância do diálogo entre os diferentes atores da saúde na valorização da profissão.

Durante as jornadas, os trabalhos de investigação dos estudantes do Mestrado em Urgência e Emergência foram apresentados e discutidos em sessões científicas moderadas pela docente do ISAVE, Silvia Rodrigues, em colaboração com a Professora Suely Reis, da Uni-Mindelo. As investigações refletem o compromisso das instituições com a formação avançada e com o fortalecimento da prática baseada em evidências no contexto dos cuidados de emergência.

As II Jornadas Científicas das Ciências da Saúde afirmaram-se como um espaço de excelência académica e científica, promovendo a atualização profissional, o intercâmbio de experiências e o reforço da enfermagem enquanto ciência essencial ao desenvolvimento dos sistemas de saúde.