Um estudo desenvolvido em colaboração com a Universidade Sénior de Amares, foi aceite como capítulo no livro International Conference in Information Systems and Medicine – Volume 1, publicado pela prestigiada editora científica Springer.
O capítulo intitulado “Aging and Pharmacological Therapy: Prevalence of the Most Used Pharmacological Groups in a Group of Elderly People from the Senior University of Amares (Portugal)”, tem como primeira autora a Professora Daniela Gonçalves em coautoria com os Professores Andrea Ribeiro, Claúdia Fernandes, Tânia Lima, Gardénia Ferreira, Gilvan Pacheco e João Sousa.
A investigação apresenta uma análise sobre a prevalência dos grupos farmacológicos mais utilizados por uma amostra de idosos da Universidade Sénior de Amares, abordando a relação entre envelhecimento e terapêutica medicamentosa, numa abordagem centrada na saúde pública e na promoção da utilização cuidadosa e equilibrada dos medicamentos.
O trabalho na área da saúde pública e envelhecimento ativo, foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação FisioSeniorMoving. Este projeto de intervenção em saúde comunitária tem como objetivo promover a qualidade de vida de idosos com recurso a atividades funcionais, educativas e preventivas. A iniciativa é resultado da colaboração ativa da comunidade académica e a Universidade Sénior de Amares, estreitando laços entre o ensino e o serviço à comunidade para proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A colaboração entre o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e a Universidade Sénior de Amares é um exemplo inspirador de como a Universidade e a ciência podem aproximar gerações, responder a desafios atuais e emergentes da sociedade, e colaborar ativamente com Instituições locais sedeadas em Amares.