Ontem, dia 2 de setembro de 2025, decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, o evento público “Ação Social no Ensino Superior”, organizado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Esta sessão destacou-se pela apresentação do estudo homónimo, produzido pelo NOVA Economics of Education Knowledge Center, seguida de um debate em torno das conclusões e recomendações apresentadas.
A representar o ISAVE estiveram o Provedor do Estudante, Jaime Lourenço, e a Responsável pelos Serviços Académicos, Susana Oliveira.
O Ministro Fernando Alexandre encerrou o evento com anúncios relevantes sobre a ação social e o financiamento do ensino superior, dos quais salientamos a proposta de um aumento do orçamento para a ação social, de 70 milhões de euros para 100 milhões de euros no ano letivo 2026/2027, o que poderá aumentar o montante disponível para a atribuição de bolsas de ação social. Ressalta-se também o anúncio de que os jovens recém-diplomados terão de escolher, a partir do próximo ano, entre o prémio salarial de valorização das qualificações e o regime IRS Jovem nos novos pedidos.
As conclusões do estudo irão permitir o trabalho mais sustentado no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo que se encontra em revisão e deverá ser aprovado até ao final do ano para entrar em vigor já no próximo ano letivo.