Instituto Internacional de Gerontologia participa na Tertúlia “Voluntariado: Um Projeto com Sentido” destacando importância do Envelhecimento Ativo e o Voluntariado

No passado dia 24 de outubro, a Biblioteca Municipal de Barcelos acolheu a iniciativa “Voluntariado: Um Projeto com Sentido”, uma sessão dedicada à reflexão e valorização do papel do voluntariado, em especial entre a população mais velha, sublinhando a importância desta prática para a felicidade e o bem-estar das pessoas.

O Instituto Internacional de Gerontologia, marcou presença através da sua Presidente, Mafalda Duarte, integrado no projeto do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, abordou o tema “Envelhecimento Saudável”. O Instituto associa o conhecimento académico em gerontologia à criação de respostas eficazes de apoio a cuidadores de pessoas idosas e colmata lacunas nos sistemas de apoio existentes, sendo os seus projetos acompanhados pelo CICS – Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde, que potencia a investigação em envelhecimento e promove a ligação entre a academia e os contextos práticos.

O encontro contou ainda com as intervenções de Tiago Costa, que partilhou a sua perspetiva sobre “O que é ser voluntário”, e Reinaldo Santos, que inspirou o público com a comunicação “Ser Feliz no Voluntariado”.

Durante a sessão, os oradores proporcionaram um momento de partilha de experiências, ideias e valores, sublinhando a importância da participação cívica e do contributo das pessoas mais velhas em projetos de voluntariado.

A iniciativa destacou o valor humano, social e emocional do voluntariado, demonstrando que ajudar o outro é também uma forma de crescimento pessoal, inclusão e felicidade.

O evento integrou-se nas atividades promovidas pela Câmara Municipal de Barcelos, nomeadamente pelo Grupo Temático do Voluntariado e pela Cruz Vermelha – Delegação de Barcelos, reforçando o compromisso do município com o envelhecimento ativo, a solidariedade e a construção de uma comunidade mais participativa e intergeracional.