Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

“Em dois anos o número de alunos do ISAVE duplicou”

/
/
“Em dois anos o número de alunos do ISAVE duplicou”

Fausto Robalo Amaro está prestes a completar dois anos como Presidente do Conselho de Direção do ISAVE. Sendo festiva, a comemoração do aniversário do instituto é, não duvidamos, o momento certo para realizar um balanço e perspetivar o futuro.

É o que se faz, verá o leitor, nesta entrevista.

– Completam-se, em agosto, dois anos como presidente do Conselho de Direção do ISAVE. Que balanço faz deste período?

Durante estes dois anos o Conselho de Direção procurou assegurar as condições para o crescimento do ISAVE. Foram feitos investimentos avultados em novas instalações, equipamento e contratação de pessoal docente e não docente. Paralelamente iniciou-se a divulgação do ISAVE em novos setores o que permitiu atrair um número significativo de estudantes estrangeiros. Penso que o balanço é positivo pois em dois anos o número de alunos duplicou e continua em fase de crescimento.

– Que concretizações aponta como mais relevantes?

O Conselho de Direção tem uma visão estratégica do desenvolvimento do ISAVE pelo que não se pode falar em concretizações relevantes, de forma isolada. Todas as realizações contribuem para o desenvolvimento do ISAVE que, em nossa opinião, deve reforçar a sua ligação à comunidade em que se insere. O ISAVE pretende dar o seu contributo para o desenvolvimento do Município de Amares e para a região de que faz parte.

– O ISAVE tem vindo a assistir a um aumento muito significativo do número de estudantes estrangeiros. Trata-se de um objetivo estratégico?

Sim. Uma das nossas estratégias assenta na melhoria constante das condições que proporcionamos de forma a atrair estudantes nacionais e estrangeiros e a criar, em Amares, um grande Centro Internacional de Ensino e Investigação, na área da saúde.

– Quais as grandes linhas mestras por que passará, então, o futuro?

Como dei a entender nas respostas anteriores, a nossa visão do ISAVE assenta no desenvolvimento de três linhas principais: a primeira é o desenvolvimento de um ensino de qualidade, tendo em conta a permanente atualização científica e consequentemente uma forte empregabilidade dos licenciados pelo ISAVE. Para a concretização deste ponto contamos com a nossa equipa docente, de alto nível nas respetivas áreas; a segunda linha é a da investigação científica aplicada ao desenvolvimento da região, na área da saúde; em terceiro lugar pretendemos que o ISAVE se desenvolva como uma Instituição Europeia de alto nível em todos as áreas. Tendo esse objetivo em mente, criámos já o Instituto Internacional de Gerontologia e o Instituto Internacional de Fisioterapia.

Loading...