Open Nursing Day 2022: a Investigação a favor da Enfermagem

/
/
Open Nursing Day 2022: a Investigação a favor da Enfermagem
Painel - Open Nursing Day

Foi com enorme adesão que a primeira edição do Open Nursing Day decorreu, no dia 12 de janeiro, no auditório do ISAVE. Organizada pelos alunos do 1º ano da Licenciatura de Enfermagem do ISAVE, sob a supervisão da docente Lígia Monterroso, a iniciativa contou com a apresentação, feita pelos alunos, de trabalhos de investigação sobre técnicas e procedimentos de Enfermagem. O programa decorreu de forma fluída, com forte interação entre oradores e público, através da partilha de ideias e levantamento de questões.

Na opinião de Lígia Monterroso, docente e diretora da Licenciatura de Enfermagem, este evento é para os alunos como um “treino para começarem a gostar da investigação e da partilha de conhecimento”.

Na sessão de abertura, Fausto Amaro, Presidente do ISAVE, felicitou a comissão organizadora, realçando o papel do ISAVE na valorização constante de alunos e professores, defendendo a importância de “iniciativas como esta — pois são um grande contributo —, servem para a vossa afirmação e contribuem para um espírito de avanço constante”.

Para Mafalda Duarte é importante sensibilizar os alunos e, consequentemente, futuros enfermeiros para o rigor científico exigido às suas práticas. A Vice-presidente destacou ainda o papel do CICS no trabalho constante de investigação, “que muscula as áreas onde vocês (alunos) atuam”, bem como a possibilidade dos alunos escreverem na revista científica do ISAVE — TER – Investigação e Inovação em Saúde — “têm no ISAVE um conjunto de ferramentas que vos permite ser enfermeiros munidos de capacidades que vos possam diferenciar futuramente”.

Nos alunos, o nervosismo fez-se sentir, pois tratou-se de uma iniciativa de enorme importância neste seu primeiro ano de formação. Para a aluna Daniela Lopes, “foi bom estar aqui, ver muita gente e como é o primeiro trabalho que apresentamos, o medo de falhar está presente”. Opinião partilhada pela sua colega Ana Rita Silva, que desabafou haver “muito nervosismo, por ser a apresentação de um trabalho importante”.

A docente Lígia Monterroso, que fez parte também da comissão organizadora, enalteceu ainda o trabalho apresentado ao longo da iniciativa, fruto do empenho demonstrado pelos alunos. Para a diretora do curso, este é apenas o primeiro passo, lançando o desafio para uma “futura edição, aberta à comunidade, onde os alunos apresentem trabalhos que exponham a sua própria investigação”.

Loading...