Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

ISAVE oferece higiene à Escola Gualdim Pais

/
/
ISAVE oferece higiene à Escola Gualdim Pais

“A importância da higiene para um crescimento saudável” foi um tema de uma palestra oferecida pelo Instituto Superior de Saúde (ISAVE), no dia 12 de Março, a setenta alunos da Escola EB 1 Gualdim Pais, de Amares.

A palestra foi uma iniciativa da Licenciatura em Gerontologia disciplina Higiene e Segurança), através de seis alunas do primeiro ano, e da prof. Daniela Gonçalves, integrada na XI Mostra Pedagógica e Feira do Livro que decorre na Galeria de Artes e Ofícios de Amares, até Domingo.

Além de livros didáticos e literários, durante estes dias aquele espaço na freguesia de Ferreiros oferece também inúmeros trabalhos efetuados por alunos das escolas e IPSS de Amares sobre temas como ambiente, primeiros socorros, direitos das crianças e saúde.

A alimentação e higiene são dois vetores fundamentais da saúde — destacou a Prof. Daniela Gonçalves na palestra que encerrou com um vídeo alusivo, elaborado por seis alunas de Gerontologia do ISAVE.

Numa sessão muito participada pelos alunos, Daniela Gonçalves abordou a prevenção de doenças infeciosas, a higiene do corpo (desde a cabeça aos pés), os cuidados a ter na alimentação.

A higiene oral mereceu importância especial uma vez que se estima que na cavidade oral se possam alojar, normalmente, 800 bactérias diferentes e “estas adoram o açúcar”.

Através de conselhos práticos a ter com os cabelos, a pele, os pés, os dentes e os alimentos escolhidos, as crianças ficaram esclarecidas sobre os cuidados a ter para um crescimento saudável se serem vítimas de microrganismo nocivos ao ser humano.

A participação do ISAVE nesta XI Mostra Pedagógica e Feira do Livro de Amares prossegue na quinta-feira, dia 14, com a apresentação do livro da prof. Lígia Monterroso sobre “Regime terapêutico medicamentoso das pessoas idosas dependentes”.

No dia 16, às 21,30 horas, a ISATUNA, tuna dos alunos do ISAVE, anima a noite com a sua atuação.

O ISAVE assume, desta forma, a sua responsabilidade no que diz respeito à colaboração com as entidades locais nas atividades de promoção cultural do território em que está inserido.

Últimas Atualizações

Loading...