Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

ISAVE dá mais alegria ao Cortejo Académico

/
/
ISAVE dá mais alegria ao Cortejo Académico

O Instituto Superior de Saúde (ISAVE), com os seus estudantes, protagonizou momentos de singular alegria e cor no Cortejo Académico do Enterro da gata que ao longo da tarde de ontem encheu as ruas de Braga.

Os caloiros e finalistas do ISAVE arrancaram do cemitério de Monte D’Arcos, entre os primeiros carros do Cortejo, logo a seguir à Universidade Católica de Braga. A tradição trouxe esta quarta-feira à tarde de Semana do Enterro da Gata milhares de estudantes da Universidade do Minho e de outras escolas superiores UCP, IPCA e ISAVE) ao centro da cidade de Braga.

Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE disse à imprensa que, “para o ISAVE, enquanto projeto educativo de ensino superior situado em Amares, faz todo o sentido que esteja integrado

nas festividades académicas do Enterro da Gata, e é com muito orgulho que cá estamos”. “Cada vez mais temos um grupo coeso, que gosta de estar no ISAVE e que vive o espírito académico, que é inevitavelmente percetível” – prosseguiu a Presidente do ISAVE porque, “neste sentido, a instituição vinca a sua base da sua atuação pautada pelos valores, a proatividade e o empenho e dedicação de todos os envolvidos na academia” — destacou Mafalda Duarte, presente na tribuna de honra, na Avenida Central, ao lado do Presidente do Conselho de Direção. 

João Luís Nogueira, Presidente do Grupo Amar Terra Verde — que integra a EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde) e ISAVE – destacou a importância das parcerias, frisando que elas tornam cada instituição também mais forte. “Cada vez que nós participamos neste evento sentimos que estamos a contribuir para a coesão e é com muito orgulho que, de facto, e muita satisfação vejo os nossos alunos defender a instituição ISAVE, defender o seu projecto de vida académica, no sentido de também exigir de nós o melhor para eles”

É nesse sentido que ISAVE “colabora também no Enterro da Gata, que só valoriza e credibiliza os estudantes quando o fazem com civismo, com urbanidade e com esta alegria de elogiar as instituições onde eles estudam. É muito bom porque desenvolve os seus sentimentos de gratidão” — concluiu João Luís Nogueira.

Este ano a Associação Académica da Universidade do Minho escolheu como tema “A Gata procura compromisso”, alertando assim para algumas das principais necessidades dos estudantes e exigindo das entidades responsáveis lealdade e compromisso com essas mesmas reivindicações.

Os estudantes da Universidade do Minho exigiram hoje um “compromisso sério” por parte dos governantes nacionais e locais para concretizar o sonho da nova sede da AAUM.

A sede da AAUM está há décadas num edifício da Rua D. Pedro V. A nova sede é referida há quase vinte anos como uma necessidade. Nuno Reis avisa que é cada vez mais urgente tomar uma atitude conjunta. “A nova sede é o compromisso que nos falta a nível local. Precisamos de facto de um espaço, identificamos aquele local junto ao antigo Hospital Psiquiátrico, mas uma vez mais falta um compromisso político claro do reitor da Universidade do Minho e do presidente da Câmara Municipal de Braga”, vincou hoje Nuno Reis.

Até ao final da tarde o Cortejo com mais de meia centena de carros passou pelo Areal de Baixo, Largo Monte de Arcos, Rua D. António Bento Martins Júnior, Rua Professor Dr. Elísio de Moura, Rua D. Pedro V, Rua de S. Victor, Largo da Senhora-a-Branca, Avenida Central e Rua dos Chãos.

Loading...