Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

ISAVE alarga serviços ao concelho de Esposende

/
/
ISAVE alarga serviços ao concelho de Esposende

O ISAVE – Instituto Superior de Saúde e a Câmara Municipal de Esposende assinaram hoje um acordo de parceria nas áreas de promoção de hábitos e alimentação saudável e investigação e avaliação das ementas escolares.

A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e contou com a participação do presidente do Município, Benjamim Pereira, presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, presidente do Conselho Diretivo, João Luís Nogueira, e a presença de autarcas e gestores das empresas municipais.

Benjamim Pereira destacou que este acordo de cooperação com o ISAVE vem ao encontro de grandes eixos prioritários da ação municipal e mostrou-se disponível para alargar esta parceria a outros sectores que beneficiem as pessoas e a economia de Esposende.

“Estão lançadas as bases para discutir uma colaboração maior e mais diversificada”, até porque “só temos a ganhar com a preocupação com a saúde pública, para dinamizar a nossa oferta turística com alimentação segura”. “Sem pessoas saudáveis, o desenvolvimento revela-se limitado” – assegurou Benjamim Pereira, concluindo com o seu desejo de abertura a “toda a colaboração com o ISAVE pois existem muitos pontos e pontes de interesse mútuo”.

João Luís Nogueira ofereceu ao município de Esposende a “disponibilidade total do ISAVE para implementar os Cursos Técnicos Superiores Profissionais que estão a ser implementados nos Arcos de Valdevez e em Vila Verde”, em algumas áreas de ponta como “gestão hoteleira, turismo, gerontologia, saúde à comunidade, proteção civil que possibilitam aos jovens um avanço de competências e capacitação das populações”.

“Estamos a adquirir a nossa credibilidade para transmitir confiança aos novos parceiros” – assegurou João Luís Nogueira. Ao lembrar que “30 por cento dos jovens não concluem o ensino secundário. São os mais pobres”.

O presidente do Conselho Diretivo do ISAVE advertiu ainda que “noventa por cento dos jovens não comem sopa, comem muito pão, muitos fritos e muito açúcar” e há necessidade de dar “mais qualidade às cantinas escolares”.

Esta parceria reforça uma rede de colaboração na Comunidade Intermunicipal do Cávado, seguindo-se a idênticas parcerias com Amares, Braga, Terras de Bouro, através de instituições locais.

Mafalda Duarte explicitou os objetivos concretos deste acordo de cooperação que inclui a oportunidade de participação dos profissionais da Câmara Municipal de Esposende em projetos de investigação, com interação de conhecimentos e de serviços.

Através deste acordo, a Câmara de Esposende permite a participação de estudantes e professores do ISAVE no desenvolvimento de ações de promoção da saúde.

Destas ações destacam-se a iniciativa Peixe é fixe, com estudos de microbiologia, bioquímica e nutrição, um programa de literacia em saúde em abril e a avaliação e acompanhamento das ementas escolares.

Loading...