Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Empreender é estarmos na resposta às carências

/
/
Empreender é estarmos na resposta às carências

“Sermos nós próprios palco de motivação para termos uma vida melhor” foi o desafio lançado por Cláudia Telles Freitas, numa sessão de informação sobre o empreendedorismo realizada no ISAVE.

A sessão destinava-se aos alunos do terceiro ano das Licenciaturas em Enfermagem e de Fisioterapia e integrou-se na Unidade Curricular de Administração e Saúde — revelou a Prof. Maria José Tavares.

Este workshop foi ministrado pela empresa de consultadoria em saúde Cláudia Telles Freitas & Partners e contou também com a intervenção de José Teixeira.

Os alunos de Enfermagem e de Fisioterapia foram convidados a “nunca desistir de ter planos para o futuro das suas vidas” e a “capacidade de ultrapassar as dificuldades e obstáculos”, começando por estar “atentos” às necessidades que existem à sua volta, que necessitam de resposta com serviços baseados nas suas competências técnicas e habilidade.

Para além da análise das necessidades, pede-se ao empreendedor que tenha “atitude” para ser capaz da “destruição criativa que consegue substituir velhos produtos, empresas ou práticas obsoletas”.

Os formadores e consultores em saúde sustentaram que o empreendedorismo resulta da necessidade e da necessidade “surge a oportunidade”. No caso de Saúde, a estratégia de Portugal aponta para os cuidados primários e podem surgir respostas que “nos fazem ganhar dinheiro e dar resposta a necessidades ou dar respostas diferentes e inovadoras”.

Em síntese: O que é preciso para ser empreendedor? “Estar atento. Perguntar-me se posso responder. Depois meter os pés ao caminho e ter capacidade de gerir com sustentabilidade”.

José Teixeira destacou a importância de estar “atento, analisar e ver o que os outros não conseguem ver, depois ser criativo, ter capacidade de trabalho, acreditar no que se faz, estabelecer metas, saber lidar com a incerteza, ter ambição e atitude, porque empreender é estar na resposta”.

Cláudia Telles Freitas encerrou a sessão com a sensibilização para a possibilidade de fracasso que deixa marcas profundas e a ética no empreendedorismo.

Últimas Atualizações

Loading...