Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

COVID-19: ISAVE participa em conferência transnacional que agrega sete universidades europeias

/
/
COVID-19: ISAVE participa em conferência transnacional que agrega sete universidades europeias

Nos dias 14 e 15 de maio, estudantes e professores das universidades membros da 3IN — entre as quais se inclui o Instituto Superior de Saúde (ISAVE), em Amares — participam na conferência on-line sobre “Respostas à crise – uma visão transnacional”. De cada uma das sete universidades participam 45 alunos, num total de mais de 300 pessoas on-line.

A Aliança 3IN (European University Alliance of Inclusion, Integration and Involvement) foi criada em 2019 como comunidade de aprendizagem composta por 95.000 estudantes, 8.000 professores, investigadores e centenas de pessoas interessadas e associa sete instituições de ensino superior: Universidade Diaconia de Ciências Aplicadas (Finlândia), Especializada VID (Noruega), Ciências Aplicadas Würzburg-Schweinfurt (Alemanha), Transilvania de Brasov (Roménia), Málaga (Espanha), ISAVE Instituto Superior de Saúde (Portugal) e Sorbonne Paris Nord (França).

Vários palestrantes das escolas da 3IN oferecem, durante dois dias, uma visão da situação atual da Covid-19 nos países com profissionais divulgando o modo como as universidades reagiram à crise, respondendo às perguntas: “Que desafios as pessoas enfrentam? Que impacto tem a COVID-19 na vida das pessoas?”

Esta conferencia, através de Zoom, visa, ainda, partilhar informações e experiências sobre as medidas adotadas nos sete países europeus e analisar como as sociedades estão a lidar com as novas realidades. Às apresentações segue-se o debate para incentivar a discussão internacional.

No primeiro dia, 14 de maio, após as boas-vindas, é apresentada uma “Questão de confiança – como fazer numa situação crise?”, por Daniel Wimmer, FHWS – Alemanha; seguindo-se o tema “Noruega na crise do corona – situação atual e desafios futuros”, por Jana Midelfart e Øystein Wendelbo, VID – Noruega.

“Comunicação de marca durante a crise COVID-19” é o tema a apresentar por Florin Nechita, UniTBv – Roménia, no primeiro dia que encerra com “Serviços de Assistência à Criança na Noruega sob a Coronavírus”, por Tor Slettebø, VID – Noruega.

O segundo dia abre com uma intervenção sobre a “Resposta à crise do COVID-19 – A perspectiva portuguesa”, pelo prof. João Silva, ISAVE,  seguindo-se uma palestra sobre “De volta ao futuro – à distância”, através de  Olli Vesterinen, Diak – Finlândia-

“A Crise e bloqueio de saúde: revelando desigualdades sociais” constitui o tema da intervenção de Daniel Verba, USPN, França, seguindo-se a abordagem ao “COVID-19 e imigrantes na Noruega: o papel das organizações religiosas”, por Bjørn Hallstein Holte, VID, Noruega. A jornada dupla encerra com uma resposta jurídica à crise, por Achim Förster, FHWS – Alemanha.

O objetivo fundamental da Aliança 3IN é criar um inovador modus operandi da Universidade Europeia para um mundo melhor. As instituições da 3IN Alliance partilham e combinam capacidade intelectual, recursos humanos e materiais e experiência e ideias nas áreas da educação; atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação; serviços de apoio e parcerias.

Últimas Atualizações

Loading...