isave malaga forum europeu 1

Na semana passada, estiveram reunidos na Universidade de Málaga, as representações das sete Instituições de Ensino Superior (IES) que são parte integrante do Aliança 3IN- a Universidade Europeia para a Inclusão, Integração e Envolvimento.

Esta Aliança é constituída pelo ISAVE, em representação de Portugal, a Universidade de Málaga, Espanha, a Universidade da Transilvânia, Roménia, a Universidade Sorbonne – Paris Norte, França, a Faculdade de Ciências Aplicadas de Würzburg, Alemanha, a VID, Noruega e a DIAK, da Finlândia que coordena o consórcio que se irá candidatar a um financiamento da Comissão Europeia, no âmbito do Programa ERASMUS +, de forma a desenvolver uma estratégia concertada de garantia da excelência do Ensino Superior à escala europeia.

 

A reunião em Málaga juntou a equipa técnica responsável pelo processo de criação da Aliança e elaboração da candidatura e representantes dos estudantes de toda a parceria. O ISAVE esteve, assim, representado por Susana Oliveira, responsável pelas Relações Internacionais do ISAVE; e por Paulo Costa, estudante do segundo ano da Licenciatura em Enfermagem, em representação dos estudantes do ISAVE. Os trabalhos incidiram na finalização do processo de candidatura às Universidades Europeias e na importante colaboração com a comunidade estudantil. Desta reunião, os estudantes presentes manifestaram vontade de avançar com a criação de um fórum de pares entre as instituições parceiras, uma iniciativa que se reveste de extrema importância para o sucesso da Aliança Europeia, uma vez que permitirá que os estudantes, no centro de todos os processos educativos, possam ser parte integrante e ativa nas atividades e produtos a desenvolver, em particular, decidindo o que querem estudar, em que instituição de ensino superior do consórcio, durante quanto tempo; poderão de forma inovadora participar nos projetos de investigação e na criação de novos currículos, na “sua” IES ou numa das outras 6 IES do consórcio.

Segue-se a assinatura do Memorando de Entendimento para o próximo triénio, que ocorrerá a 13 de fevereiro de 2020, em Paris, com a presença do Ministro francês do Ensino Superior e Investigação.

 

isave malaga forum europeu 2 isave malaga forum europeu 3 isave malaga forum europeu 4 isave malaga forum europeu 5