Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

ISAVE em Bênção de Fardas: “o enfermeiro pode ser a faísca do amor ao outro”

/
/
ISAVE em Bênção de Fardas: “o enfermeiro pode ser a faísca do amor ao outro”

“O enfermeiro pode ser a faísca deste amor nos lares, nos centros de saúde e nos hospitais” — afirmou esta manhã, dia 17 julho, na Cripta do Sameiro, o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Universitária de Braga.

O padre Eduardo Duque falava na celebração Eucarística que incluiu a bênção das fardas das duas dezenas de finalistas da licenciatura de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), com sede em Amares.

Este dia foi o culminar de um trajeto de vários anos de dedicação, estudo, sacrifício e empenho na frequência de uma Licenciatura de Enfermagem que credibiliza o ISAVE além fronteiras.
O Padre Eduardo Duque saudou a presidente do ISAVE e vários professores presentes, os pais, os avós e os novos enfermeiros, a quem propôs “ir para fora de si próprios para perceber que a vida é mais sublime quando é dada”.

O Coordenador da Pastoral Universitária sublinhou que “os enfermeiros, vós, tendes essa prerrogativa. O enfermeiro tem tudo para poder ser especial para as pessoas. Sois a presença de Deus para o utente. Deus fala através das vossas vidas, das vossas mãos, do vosso tempo e do vosso sorriso”.
Na presença de Jorge Freitas, representante da Região Norte da Ordem dos Enfermeiros, e Mafalda Duarte, presidente do ISAVE, a Diretora da Licenciatura, Lígia Monterroso, saudou os seus novos colegas de profissão, após o primeiro de muitos cânticos entoados pelo Grupo Coral da Ysatuna.
“Vós despertastes para a beleza do amor ao escolher esta profissão, que vos permite dar-se aos que sofrem em momentos dolorosos”.

Lígia Monterroso desafiou os finalistas a serem Anjos da Guarda, a saber ser e estar, sempre sedentos de conhecimento, deixando marcas por onde passem”.

No final, o representante da Ordem dos Enfermeiros, que agradeceu “a todos os que acompanharam as finalistas, pais, familiares, professores, colegas” e lembrou que “o percurso não é fácil nem em linha reta e exige muita persistência, dedicação e cuidados de saúde com qualidade com segurança e dignidade”, entregou a cada novo enfermeiro um kit da Ordem que agora integram.

Outro momento emocionante foi a declamação do Juramento com a vela acesa nas mãos, antes do Ofertório em que os novos enfermeiros colocaram no altar os símbolos do curso.

A alegria da da bênção das fardas de enfermagem e a saudade da despedida do ISAVE marcaram esta jornada de sucesso para esta Escola Superior de Saúde.

Loading...