Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Estudante de Fisioterapia realiza mobilidade em França

/
/
Estudante de Fisioterapia realiza mobilidade em França

Luís Salgado, estudante do 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia, realizou estágio curricular no Ambroise Paré, localizado em França, através do programa de mobilidade Erasmus+. O jovem conta a sua experiência além fronteiras:

Decidi realizar a mobilidade através do programa Erasmus+ com o objetivo de vivenciar novas experiências e enriquecer minha formação académica. Foi uma oportunidade única para expandir os meus horizontes e aprimorar as minhas habilidades profissionais. Foi através do ISAVE que tomei conhecimento sobre este programa que proporciona estágios internacionais na área da saúde.

Antes de embarcar nesta aventura, confesso que tinha alguns receios. A barreira linguística era um dos meus principais receios, bem como a ideia de trabalhar num contexto de cuidados intensivos. No entanto, sabia que isso me ajudaria a crescer pessoal e profissionalmente.

Ao chegar a Paris, fui bem recebido pela enfermeira Natalia e por toda a equipa da Clínica Ambroise Paré. A chegada foi marcada por uma receção acolhedora e um suporte notável por parte dos colegas de trabalho. Todos se esforçaram para garantir que minha integração fosse a mais tranquila possível. Essa receção afetuosa contribuiu significativamente para que eu me sentisse acolhido e motivado a enfrentar os desafios que surgissem durante o período de mobilidade. Agradeço imenso a todos que de alguma forma contribuíram para melhorar a minha experiencia durante o meu período de estágio.

A adaptação a um país diferente teve os seus desafios iniciais, mas felizmente recebi um apoio incrível por parte dos colegas de trabalho. Eles estavam sempre dispostos a ajudar-me, a adaptar-me à cultura local e ao ambiente de trabalho. Aprender a língua e a cultura do país, tem sido uma experiência enriquecedora, que me permitiu ampliar os meus conhecimentos e me tornar mais flexível e adaptável.

Uma das partes mais positivas de todo esse processo foi a aquisição de novos conhecimentos técnicos e a oportunidade de trabalhar num hospital de referência em cirurgia cardíaca. Aprendi muito com os colegas e orientadores extremamente profissionais, o que certamente contribuirá para a minha futura profissão. Além disso, essa experiência também me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e me desafiar a superar obstáculos pessoais e profissionais.

Com base na minha própria experiência, aconselho vivamente aos meus colegas a considerarem a realização de uma mobilidade. Esta experiência tira-nos da nossa zona de conforto, permitindo um crescimento pessoal e profissional significativo. Aprender a lidar com situações desafiadoras e adaptar-se a um novo ambiente é uma experiência única e enriquecedora que nos ajudará a nos tornar profissionais mais completos e preparados para enfrentar os desafios do mundo globalizado em que vivemos.

Estudante de fisioterapia realiza estágio em França

Loading...