Gestão de Organizações Sociais e de Saúde

/
/
/
Gestão de Organizações Sociais e de Saúde
A Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais e de Saúde, pretende dotar os participantes/ estudantes do conhecimento e da capacidade de aplicar conceitos e instrumentos de gestão organizacional que contribuam para a maximização do valor que as Organizações Sociais e da Saúde aportam aos seus Clientes, Colaboradores, Parceiros, Comunidade e Associados.
  • Coordenação: Dr. Isaque Dias
  • Duração normal do curso: 1 semestre (6 meses)
  • Horário: 6ª feira das 18h às 23h e Sábados todo o dia. Ocasionalmente, o horário pode sofrer alterações.
  • Data de início: fevereiro 2020
  • Candidatura: 35€
  • Matrícula: 80€ (Seguro Escolar incluído)
  • Local de funcionamento: Instituto Superior de Saúde – ISAVE
  • Morada: Rua Castelo de Almourol, n.º 13, Apartado 49,  4720-155 Amares
  • Contacto: geral@isave.pt
  • Vagas: Número mínimo 20 estudantes
  • Ex-estudantes do ISAVE e Orientadores de estágio do ISAVE: 160 Euros (x 6 meses)
  • Profissionais: 180 Euros (x 6 meses)

Destina-se a técnicos superiores na área das Ciências Sociais e Humanas, Gestão e de Saúde e Outros técnicos interessados, que pretendam investir profissionalmente no setor das instituições sociais e de saúde e que atuam em:

  • Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centros Sociais Paroquiais, Institutos de Organizações Religiosas, Misericórdias, Associações, Fundações) ou equiparadas (Casas do Povo, Cooperativas Sociais);
  • Contextos de saúde (centros de saúde, hospitais, clínicas)
  • Cooperativas;
  • Associações de Desenvolvimento Local;
  • Organizações Não-Governamentais de Desenvolvimento.
  • 1ª Fase: 22 de abril a 21 de junho de 2019
  • 2ª Fase: 1 de julho a 13 de setembro de 2019

O presente curso de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sociais e de Saúde, surge, da conjugação de 2 fatores fundamentais:

  1. Em primeiro lugar, o reconhecimento da importância e singularidade que as Organizações Sociais e de Saúde detêm no desenvolvimento dos seres humanos e das comunidades envolventes;
  2. Em segundo lugar, a consciência do caminho crítico que há a percorrer no sentido de potenciar o contributo das Organizações Sociais e de Saúde para a suas comunidades, através de uma profissionalização das suas práticas de gestão e, sobretudo, através do desenvolvimento do seu capital humano.

Para dar resposta a estas necessidades, estruturou-se o presente curso de formação pós graduada que visa, entre outros objetivos, dotar os participantes/estudantes do conhecimento e da capacidade de aplicar conceitos e instrumentos de gestão organizacional que contribuam para a maximização do valor que as Organizações Sociais e da Saúde aportam aos seus Clientes, Colaboradores, Parceiros, Comunidade e Associados.

  • 2 fotografias tipo passe
  • Boletim de inscrições devidamente preenchido (Download)
  • Certificado de habilitações académicas
  • Curriculum vitae atualizado
  • Comprovativo de transferência: IBAN: PT50 0045 1010 4017 9981 1672 8

A selecção será efectuada através de análise curricular dos diferentes candidatos e atendendo aos critérios de seleção definidos.

  • Nota final de conclusão de curso
  • Grau académico
  • Análise curricular
  • Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais e contextos de saúde;
  • Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
  • Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais e de saúde;
  • Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais e de saúde;
  • Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
  • Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais e de saúde.

Plano de Estudos

Unidade curricularÁrea CentificaTempo de Trabalho (Horas) Créditos
TotalContacto
Módulo 1: Gestão de Organizações Sociais e de Saúde345 - Gestão e Administração813
Introdução à Gestão de Organizações Sociais e de Saúde (1 ECTS)TP:5; OT:5
Estratégia e Gestão da Performance em Organizações Sociais e de Saúde (2 ECTS)TP:10; OT:10
Módulo 2: Gestão Económica e Financeira344 - Contabilidade e Fiscalidade1084
Análise Contabilistica e Gestão Financeira (2 ECTS)TP:10; OT:10
Análise de Projeto de Investimento na área Social e da Saúde (2 ECTS)TP:10; OT:10
Módulo 3: Gestão de Pessoas310 - Ciências Sociais e do Comportamento1084
Gestão Estratégica de RH (2 ECTS)TP:10; OT:10
Atrair, Desenvolver e Reter o Talento na área Social e da Saúde (2 ECTS)TP:10; OT:10
Módulo 4: Gestão da Qualidade e da Relação com o Cliente342 - Marketing e Publicidade1084
Gestão da Qualidade em Organizações Sociais e da Saúde (2 ECTS)TP:10; OT:10
Marketing de Serviços (2 ECTS)TP:10; OT:10
Módulo 5: Projeto de Qualificação345 - Gestão e Administração40515
Gestão de Projeto de QualificaçãoContexto laboral

Corpo Docente

Licenciado em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Sociais – Universidade Católica Portuguesa, Pós Graduado em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, na Faculdade de Economia e Gestão, na Universidade Católica Portuguesa e frequentou o mestrado em Gestão de Recursos Humanos na Escola de Economia e Gestão, na Universidade do Minho. A sua vasta experiência profissional passa pela direção executiva de duas organizações Sem Fins Lucrativos com responsabilidades ao nível da Gestão de Recursos Humanos, Gestão Económico- Financeira e Gestão de Projetos. Atualmente é Administrador de uma empresa especializada em cuidados de saúde a utentes com Alzheimer e Parkinson. É formador numa ONG nas áreas de Planeamento e Liderança, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e do Marketing. Em 2010 coordenou e lecionou no ISAVE no Curso de Pós Graduação na área da Gestão e colabora desde então com outras escolas de ensino superior.

Licenciado em Sociologia e Planeamento e Mestre em Planeamento e Avaliação de Processos de Desenvolvimento, no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa onde teve contacto com áreas como planeamento estratégico e operacional, inclusão socia, facilitação e abordagens participativas ao planeamento e avaliação. O seu percurso profissional conta com a experiencia enquanto técnico superior do Ministério do Trabalho e Solidariedade, Sociólogo e chefe de equipas na Fundação Habitação e Sociedade, técnico superior no Instituto de Segurança Social em Lisboa. É consultor e formador de Organizações Sem Fins Lucrativos (ONG, ONGD, IPSS) e municípios e avaliador externo de projetos nacionais e internacionais. Atualmente é CEO – Sócio Gerente da Logframe – Consultadoria e Formação, Lda.

Licenciado em Contabilidade e Administração, no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, é licenciado em Contabilidade e Administração – Especialização em Auditoria Portugal, no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e é Pós Graduado Economia e Negócios Gestão, Universidad de la Rioja, Espanha. Tem o Mestrado em Economia e Gestão de Empresas Universidad de la Rioja, Espanha e concluiu o doutoramento em Gestão, na Universidade da Beira Interior. A sua vasta experiencia profissional visa habilidades avançadas em todas as fases de implementação de um projeto, desde o desenvolvimento de abordagens gerais e técnicas até ao monitoramento de avaliação e suportes financeiros. Tem uma diversa experiência em apoiar Redes de Organizações com serviços técnicos e consultoria, na implementação de programas nacionais e internacionais em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné – Bissau, Moçambique, São Tomé e Timor Leste.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, no ISCTE – UL, possui mestrado na Escola de Economia e Gestão, na Universidade do Minho. Desempenhou funções de consultoria e gestão em diversas empresas multinacionais designadamente, Big4, onde desenvolveu projetos de gestão e otimização da performance e talento de inúmeros setores. Exerce atualmente a função de Diretor de Recursos Humanos num Grupo multinacional sedeado em Portugal. É convidado como orador em inúmeras palestras e conferencias da especialidade e colabora periodicamente como docente em programas de formação avançada e mestrados para executivos em diversas instituições. Tem publicações em revistas como: EXAME, RH Magazine, Revista Pessoal, Revista Portuguesa de Gestão de Saúde, Intra Diretor de Recursos Humanos, Semanário Económico e Jornal de Negócios. Foi distinguido e premiado por entidades como AIP – CE, INDEG – IUL e RH Magazine/ Select Vedior, no âmbito de projetos e contributos desenvolvidos na área da gestão do capital humano em Portugal.

Loading...