Emergência e trauma: especialistas em debate no ISAVE

/
/
Emergência e trauma: especialistas em debate no ISAVE
1 Simpósio Enfermagem

A Enfermagem reinou no ISAVE, no passado dia 8 de abril. O 1º Simpósio de Enfermagem decorreu com forte adesão, com sala cheia para ouvir e debater a abordagem e o tratamento da pessoa em situação crítica.

Organizado pelos estudantes do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e pelos docentes Filipe Franco e Lígia Monterroso, o 1º Simpósio de Enfermagem reforçou a política de portas abertas, defendida pelo ISAVE. Nas palavras da Vice-presidente Mafalda Duarte, o ISAVE valoriza a relação direta com os stakeholders e a comunidade “para reforçar a formação dos nossos estudantes e a capacitação dos profissionais da região”.

“A Enfermagem só se faz com a partilha”, começou por afirmar Lígia Monterroso ao agradecer a presença de todos. Incluído na unidade curricular de Integração à Vida Profissional, o 1º Simpósio de Enfermagem foi apresentado com o intuito de promover não só o “saber-fazer, mas também o saber-evoluir, daí alargar-se esta iniciativa à comunidade, para que possamos aprender uns com os outros”, reforçou a coordenadora do curso de Enfermagem.

O evento contou ainda com a presença de João Paulo Carvalho, Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros. No seu discurso desafiou os estudantes que estavam presentes a serem curiosos e a questionarem, a fim de contribuírem para a evolução da profissão. Nas palavras de João Paulo Carvalho, o ISAVE “é uma escola que privilegia o sentido crítico”.

A qualidade da formação do Instituto foi também um dos aspetos destacados por Hugo Belchior. Para o CEO da Bwizer, “o ISAVE tem uma importância que vai muito para além da região geográfica, ao formar excelentes profissionais que empregam o espírito desta casa na sua profissão”.

A pertinência da temática desta primeira edição do Simpósio de Enfermagem foi enaltecida pela Vice-presidente Mafalda Duarte, que lançou o desafio à criação de um projeto de investigação nesta área.

“Através do CICS (Centro Interdisciplinar em Ciências da Saúde) podemos criar um bom projeto de investigação, pois temos aqui massa crítica, interessados e investigadores que podem produzir conteúdos relevantes para a área”.

O 1º Simpósio de Enfermagem decorreu ao longo do dia, com quatro painéis que contaram com alguns dos melhores profissionais na área da emergência e trauma. O sucesso desta iniciativa levou já a comissão organizadora e científica a manifestar a vontade da criação de uma segunda edição no próximo ano.

Loading...