Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Dia Mundial do Combate ao Bullying

/
/
Dia Mundial do Combate ao Bullying

Hoje, dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do combate ao Bullying.

O bullying é uma realidade inquietante que exige uma sensibilização contínua.

Este fenómeno é definido como um conjunto de comportamentos de carácter agressivo, adotados entre pares, de modo intencional e repetido, podendo afetar e causar dano – a nível físico, verbal, social/relacional, psicológico e/ou sexual – aos indivíduos, envolvidos numa relação de desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima.

As vítimas de bullying podem sentir maior tristeza, ansiedade, diminuição de autoestima, desmotivação e baixa de rendimento escolar/ laboral, perturbações alimentares e de sono e maior propensão para comportamentos depressivos.

O bullying afeta de forma profunda e complexa a vida de quem sofre este tipo de violência.

As consequências do bullying são gravíssimas, podendo conduzir a problemas de saúde, de relacionamento e de caráter emocional nas vítimas de diferentes faixas etárias.

Entre os tipos de bullying mais frequentes destacam-se o verbal, o físico, o psicológico, o social, o sexual e o virtual- Ciberbullying.

O bullying e cyberbullying por si só não continuem um crime no Código Penal Português, no entanto, os comportamentos podem enquadrar-se como crime ou combinação de crimes.

O bullying não se restringe ao meio escolar, afetando apenas crianças e jovens. Outro tipo de bullying, é o assédio moral ou mobbing sendo este definido como uma forma de pressão psicológica ou moral que apresenta características idênticas ao bullying, a diferença é que decorre no local de trabalho. 

Sendo intenção do mobbing invalidar as pessoas e as suas ações em termos de poder, a pessoa que é assediada é considerada pelo próprio agressor e o grupo como uma ameaça, o que faz com que se iniciem, muitas vezes, as agressões físicas e/ou psicológicas. O mobbing é um fenómeno à escala mundial e as consequências sobre os indivíduos que dele são vítimas são duradouras.

É necessária uma maior sensibilização para as características e consequências do Bullying nas diferentes faixas etárias. Este é um fenómeno muito presente na atualidade do qual emergem consequências graves a vários níveis para os indivíduos implicados.

Não apenas hoje, mas todos os dias, queremos consciencializar toda a comunidade contra esta prática.

Junta-te a nós nesta causa: #EuDigoNãoAoBullying

Últimas Atualizações

Loading...