Menu

Menu Principal

Menu

Menu Principal

Alexandre Pereira (Presidente da Associação de Estudantes do ISAVE): “Os objetivos da Associação e do Conselho de Direção do ISAVE estão em perfeita sintonia”

/
/
Alexandre Pereira (Presidente da Associação de Estudantes do ISAVE): “Os objetivos da Associação e do Conselho de Direção do ISAVE estão em perfeita sintonia”

Alexandre Miguel Silva Pereira, estudante do 4º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia, é o atual presidente da Associação de Estudantes. O cargo culmina um percurso associativo percorrido desde que chegou ao ISAVE, quer na Associação, quer na ISATUNA. Estivemos à conversa com ele para saber dos novos projetos e iniciativas.

Agora és presidente da Associação, mas já anteriormente pertenceste aos órgãos sociais…

É verdade, o associativismo sempre fez parte do meu percurso académico desde que cheguei ao ISAVE. Sempre tive interesse em participar, em contribuir com ideias, projetos e, sobretudo, com o meu tempo livre procurando dar o meu melhor para uma boa integração dos estudantes na academia. Nos dois últimos mandatos, fui vice-presidente da Associação.

O que te levou, desta vez, a encabeçar uma lista?

O interesse em dar, de forma mais efetiva, o meu contributo para uma comunidade mais unida, participativa e preocupada com as problemáticas dos dias de hoje. E, também, o objetivo de incrementar um espírito de união, entreajuda e companheirismo.

Em relação à anterior direção, a que atividades pretendem dar continuidade e que novas atividades querem implementar?

Queremos dar continuidade a diversas atividades, tais como a integração dos novos estudantes com a receção ao caloiro, a organização do Halloween, a gala de Natal e outros convívios…. Outro aspeto a que pretendemos dar continuidade tem a ver com o fortalecimento de laços com a direção do ISAVE, a entidade instituidora, os decentes e os não docentes. Quanto a novas atividades, destaco a originalidade de um cortejo académico pelas ruas de Amares e algo que estamos, ainda, a ponderar e tem de ser muito bem pensado e que consiste em dar início a uma Queima das Fitas.

Está previsto algum acompanhamento especial para os estudantes que agora ingressam? E em relação aos estudantes franceses, que são, já, um número significativo na academia? Estão previstas atividades para os integrar?

Para nós, os estudantes da nossa academia são um todo, não particularizamos no que respeita a nacionalidades. Tanto o acompanhamento como as atividades que organizamos são dirigidos a todos os estudantes sem distinção.

Como tem sido o relacionamento com o conselho de direção do ISAVE?

Tem sido de permanente colaboração. Os objetivos de ambas as entidades estão em plena concordância e sintonia.

O que destacarias como positivo no funcionamento do Instituto?

Sem dúvida a relação de proximidade que se estabelece entre todos e que contribui decisivamente para um bom relacionamento que potencia a própria transmissão de conhecimentos.

E o que é que, em tua opinião, deveria ser melhorado?

Penso que, até pela natureza do instituto, faz todo o sentido a instalação de ecopontos para reciclagem.

Queres deixar uma mensagem aos estudantes do ISAVE?

Deixo aqui um apelo para que toda a comunidade estudantil seja mais ativa na participação em atividades extracurriculares, que se mantenha vivo o seu interesse pelo espírito crítico, pela discussão e pelo debate, condições para uma sã vida académica. Todos juntos podemos conseguir feitos incríveis. Apelo, pois, à participação de todos os estudantes.

Loading...