“Está na prevenção o futuro” – 3ª Edição dos Encontros de Nutrição

/
/
“Está na prevenção o futuro” – 3ª Edição dos Encontros de Nutrição

O ISAVE contou ontem, dia 28 de março, com a 3.ª Edição dos Encontros de Nutrição, numa Mesa redonda que se abriu para os alunos da licenciatura de Dietética e Nutrição e que foi pensada precisamente neles para uma maior aproximação dos conteúdos abordados nas aulas aos diferentes contextos profissionais que fazem uso destes.

Da área da investigação, trouxe-se duas linhas distintas – a da química alimentar e a das perturbações do comportamento alimentar, mas que mostraram, ambas, que a investigação existe para sustentar as práticas em evidência científica e porque estão precisamente ao serviço do interesse da nutrição, da saúde e, por conseguinte, da população. As áreas da Saúde pública e da Nutrição comunitária confirmaram a importância da envolvência dos diferentes agentes da sociedade e que a implementação de políticas nutricionais são fundamentais para agilizar a concretização de planos de prevenção para a saúde e para, inclusive, uma melhor concertação entre diferentes profissionais, de saúde ou outros. Esta edição voltou a trazer convidados das áreas da medicina geral e familiar, psicologia e desporto enriquecendo com as suas perspetivas e solicitando também mais a presença de nutricionistas nas suas equipas.

A nutrição clínica em meio hospitalar e a restauração coletiva explicaram a sua simbiose, não só no que diz respeito ao cumprimento da prescrição alimentar consoante as necessidades nutricionais como também em relação à segurança alimentar exigida neste ambiente e ao respeito por aspetos culturais e humanização dos serviços de saúde. A indústria agroalimentar, a produção biológica e a economia local foram ainda temas trazidos à 3.ª Edição destes Encontros de Nutrição.

Foi uma conversa fluída e agradável que mostou a potencialidade da profissão do nutricionista e mais do que querer tratar a doença, reforçou a mensagem que está na prevenção o futuro, nomeadamente na melhor gestão de recursos e de custos para a saúde.

A Direção da licenciatura dará, com certeza, continuidade a estes Encontros de Nutrição com o objetivo a que se propôs: voltados para os alunos e para a reflexão sobre as diferentes saídas profissionais dos nutricionistas. 

Loading...