visita thalasso nazare

Os estudantes do 1ºano do CTeSP de Termalismo e Bem-Estar do Instituto Superior de Saúde (ISAVE) participaram no dia 23 de Maio numa visita de estudo ao centro “Thalasso – Nazaré”.

A utilização da água do mar para fins terapêuticos tem historial na Nazaré. Desde finais do séc. XIX, a Nazaré ficou famosa pelos seus banhos quentes salgados, que faziam parte das temporadas balneares da sociedade da época.

A talassoterapia é um método natural de prevenção e de tratamento que usa como matéria prima a água do mar, as algas, as lamas marinhas e o ar marítimo.

Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora do CTeSP de Termalismo e Bem-Estar, professora Sílvia Xavier Sousa, pela professora que leciona a unidade curricular qualidade de vida e bem-estar, Liliana Rodrigues, e pela professora da unidade curricular legislação e regulamentação associados à estâncias termais, Ana Lestra.

 

Os objetivos propostos para esta visita foram:

- Conhecer a cura através da água do mar,

- Identificar os equipamentos usados num centro de talassoterapia,

- Perceber os principais efeitos da água do mar e do clima marinho sobre o nosso organismo.

 

Agradecemos a toda a equipa dos profissionais do centro Thalasso Nazaré, de modo particular ao técnico de termalismo Miguel Custódio que se disponibilizou para responder a todas as nossas perguntas.