isave oportunidades europa 1

Na manhã de 21 de março, o ISAVE acolheu, em parceria com o CIED Minho (Centro de Informação Europe Direct do Minho), a sessão motivadora "Volta de Apoio ao Emprego", uma temática direcionada à melhoria de empregabilidade em contexto europeu.

À conversa com a comunidade académica esteve Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE; Carmen Lopes, do Portal EURES do IEFP; Joaquim Freitas, do Programa Juventude em Ação, da Agência Nacional Erasmus+; e Alzira Costa, do CIED Barcelos.

Alzira Costa revelou que o objetivo destas sessões é promover as experiências europeias e abrir e expandir os mercados de trabalho, superando novos desafios como, por exemplo, o Brexit. O foco desta Comissão Europeia é o emprego, para que os jovens possam encontrar a carreira que desejam no fim da sua formação.

 

Carmen Lopes pretende "fazer da mobilidade, uma realidade", através do Portal EURES, o Portal Europeu de Mobilidade Profissional da Comissão Europeia que se dedica a serviços de informação, aconselhamento e apoio ao recrutamento, através de várias áreas de intervenção e diversos canais (com sites de livre serviço, serviços personalizados e conselheiros EURES) apostando, assim na facilidade de apoiar as oportunidades, projetos, iniciativas e carreiras internacionais na Europa e no Mundo «O importante é procurarem algo que seja do vosso interesse», ressalvou Carmen Lopes.

Joaquim Freitas, mostrou um outro lado das mobilidades europeias, no espírito de uma juventude ativa. Existem vários projetos de sucesso e a receita é simples: uma boa ideia, parcerias internacionais, boas prioridades e pensamento global com ação local. O segredo foi exposto por Joaquim Freitas que incentivou a plateia com oportunidades de mobilidade e experiências internacionais financiadas, como o Intercâmbio de Jovens e o Serviço Voluntário Europeu. «Estas experiências são valorizadas na procura de trabalho, pelas competências que se adquirem durante as ações de mobilidade» rematou Joaquim Freitas.

Cada vez mais, as fronteiras estão mais abertas e, ações como esta, são o mote para que os jovens se inspirem e aproveitem as oportunidades de crescer com experiências como as mobilidades europeias.

 

isave oportunidades europa isave oportunidades europa isave oportunidades europa
isave oportunidades europa isave oportunidades europa