“OS MELHORES ESTAGIÁRIOS...”

helena roxo

 

Helena Roxo, Diretora Técnica do CAO de Vila Verde da APPACDM de Braga, faz a sua apreciação acerca da Ana Fernandes e João Araújo, estudantes do CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional) de Serviço Familiar e Comunitário, no decorrer do estágio final.

 

“Enquanto orientadora de estágio da estudante Ana Filipa Andrade Fernandes e do estudante João Ricardo Cerqueira Araújo gostava de salientar alguns aspetos.


A Ana e o João revelaram fortes competências na área do saber-estar tendo sido (nos meus anos de experiencia profissional) os melhores estagiários que acompanhei como orientadora de estágio.


Mantiveram uma postura de respeito tanto com os clientes, como com todos os elementos da Equipa Técnica e Auxiliar.
A Equipa Auxiliar do Centro de Atividades Ocupacionais é uma equipa com longos anos de existência (muitas auxiliares contam já com 37 anos de serviço), e que, por vezes, não encara com grande naturalidade a entrada de novos elementos resistindo por vezes à sua integração nas rotinas da instituição. Com a Ana e com o João foi diferente! As suas posturas e intervenções foram feitas com uma base de respeito pelo trabalho já efetuado e pela experiencia das colaboradoras, tendo-se adaptado de uma forma extraordinária.


As atividades que iam sendo dinamizadas pela equipa de estagiários (Ana e João), foram sempre feitas em articulação com toda a equipa. Respeitaram sempre horários, rotinas, disposição dos clientes para o efeito (que nem sempre colaboram par que estas aconteçam) e acima de tudo de acordo com as necessidades que se iam fazendo sentir.


Foram facilmente aceites por toda a equipa, nunca tendo ocorrido situações de conflito. Antes pelo contrário, conseguiram ganhar o respeito da Equipa que chegavam até a procura os estagiários para pedirem opiniões sobre determinados assuntos.


As atividades nos seus planos de estágio foram-me apresentadas e dinamizadas com muito profissionalismo e com bons resultados.
Por exemplo, uma das nossas clientes surgiu com uma queimadura solar já de 2. º grau e eles, de imediato, preparam uma atividade: sessão sobre “verão e Prevenção”. A capacidade de iniciativa, de criatividade estiveram sempre presentes e a preocupação para que a informação chegasse a casa de cada um dos nossos jovens esteve sempre presente (envio de flyers, resultados de rastreios, etc).


Gostava de salientar, ainda, que a Ana e o João têm perfis muito semelhantes, mas a experiência que o João teve como Bombeiro deu-lhe outras “ferramentas” que se reflete na intervenção e que o deixa, de certa forma, mais seguro. Mas é um aspeto muito positivo para a Ana, pois esta estagiária procura absorver essas “ferramentas”, estando sempre atenta a todas as aprendizagens que pode ir fazendo.


Estes estagiários serão, com toda a certeza, excelentes profissionais no futuro.


O ISAVE está de parabéns!
Na APPACDM deixaram a sua marca!”