botoe site isave licenciaturas

botoe site isave ctesps

botoe site isave pos graduacoes

isave estreita cooperacao com finlandia

 A presidente, alguns docentes e o Gabinete de Relações Internacionais do ISAVE conduziram hoje uma reunião de trabalho com a diretora de investigação, desenvolvimento e inovação da DIAK University of Applied Sciences, da Finlândia. Terhi Laine esteve em Portugal para participar na iniciativa "GoPortugal

Global Science and Technology Partnerships Portugal, Promoting Innovation in a knowledge intensive and global research context", promovida pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, fazendo parte de uma comitiva finlandesa que assinou o protocolo de adesão a esta iniciativa. À margem da GoPortugal, a representante da DIAK participou em Amares, no ISAVE, numa reunião de trabalho com os responsáveis no sentido de aprofundar uma estratégia de cooperação, nomeadamente no reforço à internacionalização e partilha de práticas na área da saúde. A diretora da DIAK pôde ainda conhecer as infraestruturas do ISAVE e conversar com alguns docentes sobre os seus projetos de investigação.

Ler mais...

isave alarga servicos ao concelho de esposende

O ISAVE - Instituto Superior de Saúde e a Câmara Municipal de Esposende assinaram hoje um acordo de parceria nas áreas de promoção de hábitos e alimentação saudável e investigação e avaliação das ementas escolares.

A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e contou com a participação do presidente do Município, Benjamim Pereira, presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, presidente do Conselho Diretivo, João Luís Nogueira, e a presença de autarcas e gestores das empresas municipais.

Benjamim Pereira destacou que este acordo de cooperação com o ISAVE vem ao encontro de grandes eixos prioritários da ação municipal e mostrou-se disponível para alargar esta parceria a outros sectores que beneficiem as pessoas e a economia de Esposende.

“Estão lançadas as bases para discutir uma colaboração maior e mais diversificada”, até porque “só temos a ganhar com a preocupação com a saúde pública, para dinamizar a nossa oferta turística com alimentação segura”. “Sem pessoas saudáveis, o desenvolvimento revela-se limitado” – assegurou Benjamim Pereira, concluindo com o seu desejo de abertura a “toda a colaboração com o ISAVE pois existem muitos pontos e pontes de interesse mútuo”.

Ler mais...

eduardo merino e os fisioterapeutas

Falar com o paciente e explicar as nossas técnicas é o caminho do futuro dos fisioterapeutas se querem melhorar a eficácia do seu trabalho – assegurou sábado, dia 9 de fevereiro, Eduardo Merino no Instituto Superior de Saúde (ISAVE), em Amares.

O osteopata e fisioterapeuta foi o convidado principal de uma ação de Formação que decorreu durante dois dias no Instituto Superior de Saúde (ISAVE)

A ação sobre Terapia Sensorial e Cognitiva – Módulo V -  constitui uma formação única que funde as terapias de interpretação humana e dirige-se a fisioterapeutas e registou a participação de várias dezenas de ex-estudantes do ISAVE e Orientadores de Estágio.

Partindo do princípio de que “não devemos dogmatizar a nossa ação”, Eduardo Merino lembrou que os fisioterapeutas “tocam no paciente mas não sabem falar com o paciente” ignorando que a “mesma técnica tem resultados diferentes em cada pessoa”.

Ler mais...

ligia monterroso

No sentido de uma maior consolidação do seu corpo docente, e por forma a permitir uma maior qualidade no ensino ministrado, a Prof.ª Doutora Lígia Monterroso assume funções como Diretora de Curso da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE – Instituto Superior de Saúde.

Lígia Eduarda Pereira Monterroso é doutorada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, tendo obtido o grau de mestre em Filosofia área de Especialização Bioética, pela Universidade Católica Portuguesa em 2008, e o grau de licenciada pela CESPU em 2001. Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, possui ainda várias formações e especializações na área da enfermagem e da saúde.

Tem-se destacado pela produção cientifica e investigação na área da Enfermagem e pela participação como oradora em diferentes seminários, congressos e conferências.

Até ao final do ano passado, Lígia Monterroso desempenhava funções de Enfermeira Especialista na Administração Regional de Saúde do Norte.

Ler mais...

pacheco gilvan e sousa silvia

Os estudos de casos apresentados pelos alunos de Fisioterapia foram expostos esta terça-feira, dia 30 de janeiro, no ISAVE - Instituto Superior de Saúde -“excederam as nossas expectativas” — garantiu o prof. Doutor Gilvan Pacheco.

O director desta licenciatura falava no final da apresentação de nove estudos por nove alunos do 3.º ano, sobre casos práticos que eles viveram em estágio externo.

Gilvan Machado e Sílvia Sousa constituíram o júri que presidiu às VI Jornadas de Fisioterapia que visam “apresentar o que colheram e aprenderam no estágio e no tratamento de doentes”.

Cada estudo apresentado pelos alunos inclui a avaliação do doente, o tratamento escolhido e executado, as técnicas de tratamento, a bibliografia consultada, a comparação com outros estudos. Na sessão de ontem, os alunos apresentaram um resumo do trabalho efetuado.

Ler mais...

Próximos eventos

De momento não há eventos futuros